Paz para os ouvidos! Novo radar fiscaliza veículos barulhentos – e já está em teste no Brasil!

Em Curitiba, equipamento inovador entra em operação para flagrar veículos com ruído excessivo e coibir infrações de trânsito relacionadas ao barulho.

Conheça o novo radar do barulho em Curitiba, que flagra veículos ruidosos em foto e vídeo. O equipamento visa coibir infrações de trânsito relacionadas ao ruído excessivo.

Combate ao ruído excessivo: o novo radar de ruído

Um radar inovador foi instalado recentemente em Curitiba (PR) para detectar veículos em fotos e vídeos com níveis de ruído acima dos níveis aceitáveis.

O dispositivo, denominado “Noise Radar”, foi instalado junto ao controle eletrônico de velocidade na Via Victor Ferreira do Amaral no Bairro Talma.

LEIA TAMBÉM: Afinal, é obrigatória a sinalização da presença de radares nas vias? Veja se eles podem estar escondidos!

Ação conjunta para reduzir o ruído excessivo

O dispositivo foi desenvolvido em conjunto pela Perkons e pela Secretaria de Defesa Social e Transportes da cidade e aguarda a aprovação do INMETRO (Instituto Nacional de Qualidade e Tecnologia Metrológica).

No entanto, como enfatiza a Prefeitura de Curitiba, as informações coletadas por este dispositivo serão utilizadas para a tomada de medidas efetivas contra o ruído excessivo na cidade.

Veículo barulhento na mira do radar

Motocicletas com sistemas de escapamento modificados chamados “So-O-Kano”, carros com sistemas de escapamento modificados para aumentar o ruído do motor e carros equipados com sistemas de som que tocam música alta também atrapalham.

LEIA TAMBÉM: Tolerância do radar de velocidade: veja qual o limite realmente considerado!

O novo aparelho tem a estrutura de um radar de velocidade e é dotado de tecnologia capaz de identificar placas e registrar imagens e sons de veículos com mais de 90 decibels.

Regulamentos sobre a eficácia do radar de ruído

Segundo Marco Fabrício Vieira, advogado e membro da Câmara Temática de Juízos Jurídicos do CONTRAN, a regulamentação é fundamental para viabilizar o uso de radares de ruído.

Existem diversas infrações de trânsito relacionadas à emissão de ruído veicular, cujos limites permissíveis estão fixados na Resolução Conama n.º 272/00. A previsão de limite máximo de ruído para automóveis é de 80 decibéis. Com a introdução de um novo radar de ruído na cidade de Curitiba, a cidade deu um passo importante para coibir as infrações de trânsito relacionadas ao ruído excessivo.

Caso você tenha se interessado pelas informações contidas neste artigo e queira ver muitas outras semelhantes, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também