Quanto ganha um professor no Chile?

Saiba o salário esperado pelo profissional no país, bem como as diferentes classes de professores.

- Tempo de leitura: 4 minutos -

Matérias publicadas em setembro de 2020 deram conta de que o salário de professores brasileiros equivale à metade do que é pago em vários países. Inclusive o Chile, onde os docentes ganham 13% a mais do que no Brasil. O fato despertou a curiosidade destes profissionais, uma vez que o país andino também é conhecido pela qualidade de vida. Por isso, saiba, a seguir, quanto ganha um professor no Chile.     

Não é segredo para ninguém que o investimento no professor influi diretamente na qualidade da Educação. O Chile é um dos maiores exemplos disso na América do Sul, resultando em posições de destaque no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). 

Primeiro, houve mudanças significativas na formação dos docentes, baseando-se nos modelos aplicados em países como Canadá, Austrália e Estados Unidos. 

Depois, um conjunto de políticas foi integrado ao sistema de Lei de Carreira Docente, que avalia se o docente recebe reajuste salarial ou precisa de mais capacitação. Tais práticas fazem com que o salário inicial de um professor seja mais alto do que muitas áreas, favorecendo a atratividade da carreira. Mas, como é isso na prática? O salário do professor no Chile é realmente alto?

Sistema educacional no Chile

Antes de verificarmos quanto ganha um professor no Chile, é importante entender como funciona o sistema educacional por lá. 

A educação no país é regida pela Lei Geral de Educação de 2009 (LGE), que sucede a Lei Orgânica Constitucional de Ensino. A divisão das etapas é similar à do Brasil, isto é, compreendida em pré-escola, básica, médio e superior, cada uma com suas próprias características:

  • Pré-escola: atende crianças com até cinco anos de idade.
  • Educação básica (Enseñanza Básica): dividida em oito séries, atende crianças entre cinco e 13 anos de idade.
  • Educação média (Enseñanza Media): dividida em quatro séries, atende adolescentes de 13 a 18 anos de idade.
  • Escolas médias:
    • Aproximação humana-científica: quando chegam ao terceiro ano do ensino médio, o equivalente à 11ª série, os alunos podem escolher especializar-se em ciência (matemática, física, química, biologia), ou humanas (literatura, história, sociologia. Isso significa mais lições na área de escolha.
    • Educação técnico-profissional: segundo tipo de educação mais comum nas escolas públicas, permite que o aluno receba aulas extras nas chamadas áreas técnicas, como eletricidade, mecânica, metalúrgica, etc.
  • Universidade: assim como no Brasil, a educação superior chilena pode ser em instituições públicas ou privadas.

O direito à educação e à liberdade de ensino estão assegurados pela Constituição Política da República, enquanto o Ministério da Educação regula a pré-escola, básico e médio do sistema educacional, assim como os centros de formação técnica da educação superior.

Quanto ganha um professor no Chile?

Na América Latina, o Chile é um dos países que melhor pagam professores. O salário médio do professor no Chile é de 486.696,30 pesos chilenos, podendo chegar a 600.000 pesos mensais. 

Os valores são considerados para profissionais com menos de cinco anos de experiência, com carga horária de 35 horas semanais. Porém, profissionais mais experientes podem receber até 12.868.320 pesos anuais. 

A remuneração do professor no Chile é composta pela Remuneração Básica Nacional Mínima (RBMN), Bônus de reconhecimento profissional (BRP), Biennia e Alocação de Tranche de Desenvolvimento Profissional (ATDP).

O que acha da remuneração do professor no Chile? Acredita que seja justa, tendo em vista a importância que a profissão tem na formação do cidadão? 

Após analisar a questão salarial no país andino, saiba quanto ganha também um professor universitário nos Estados Unidos e salário do docente no Uruguai


Curso de Espanhol – Online e Gratuito!

Você que deseja trabalhar na Espanha e quer se capacitar para melhorar suas oportunidades de emprego, temos uma ótima sugestão!

Que tal fazer cursos gratuitos de espanhol, do básico ao avançado, 100% online, com emissão de certificado, em um site associado à ABED (Associação Brasileira de Educação à Distância)?

➥ Confira as vantagens:

  • Melhorar seu currículo possibilitando mais chances de conseguir um bom emprego.
  • Aumentar a probabilidade de conseguir uma promoção no emprego.
  • Completar as horas necessárias nas atividades extracurriculares em faculdades e universidades.
  • Em alguns concursos públicos é necessário possuir um curso específico.
  • Ajudar com a progressão funcional para funcionários públicos.
  • Aumentar seus conhecimentos em uma nova profissão.

➥ CURSOS DISPONÍVEIS:

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.