Quanto ganha um biomédico em Portugal – salários e oportunidades

Saiba quanto ganha o biomédico em Portugal e quais as áreas para atuação deste profissional no país.

O biomédico é o profissional que atua na pesquisa e diagnósticos de doenças, investigando, analisando e identificando causadores de comorbidades. Neste trabalho, conseguem desenvolver medicamentos e vacinas para combate. No Brasil, foi regulamentada somente em 1983 e, em outros países, tem boas remunerações, principalmente em áreas mais específicas. Saiba quanto ganha o biomédico em Portugal, país para onde vão profissionais graduados em diversas áreas em busca de melhores oportunidades.

A Biomedicina foi, por muito tempo, uma carreira relativamente desconhecida, uma vez que era chamado de Ciências Biológicas – Modalidade Médica em várias universidades. A partir disso, a área atingiu patamares consideráveis deixando, assim, de ser uma base para a Medicina. São reconhecidas 33 especialidades pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), permitindo que o campo de atuação do biomédico seja vasto. Deste modo, é possível trabalhar em hospitais, laboratórios, institutos de pesquisa, entre outros.

No Brasil, ainda não há um piso salarial para o biomédico, logo, o salário mínimo pago ao profissional varia conforme acordos coletivos. As áreas mais valorizadas da profissão, isto é, as que geralmente pagam mais, são análises clínicas, estética, hemoterapia, citologia oncótica, perícia criminal e auditoria biomédica, além de análises ambientais e bromatológicas. E, na “terrinha”, como é a realidade da Biomedicina? Quanto ganha o biomédico em Portugal?

Como ser biomédico em Portugal?

O primeiro passo é validar o diploma em Biomedicina, além de seguir com o reconhecimento do mesmo em Portugal. Existem três tipos de reconhecimento de diplomas estrangeiros, sendo eles:

  • reconhecimento automático: usado apenas para mestrado e doutorado.
  • reconhecimento de nível: comparação individualizada com o ensino superior estrangeiro, usando para profissões que não exigem a cédula profissional. 
  • reconhecimento específico: análise minuciosa que considera o nível, duração e conteúdo programático. 

O processo de equivalência para estudantes brasileiros é regulado pelo Decreto Lei 66/2018 e pode ser solicitado em universidades ou politécnicos públicos pelo site da DGES. Em média, cobra-se uma taxa de reconhecimento com valor entre 350€ a 650€. A conclusão do processo pode levar até 6 meses e não há garantias de ser aprovado, já que a palavra final é sempre da universidade. 

Quanto ganha um biomédico em Portugal?

A carreira de biomédico em Portugal é relativamente bem valorizada, mas a remuneração também varia conforme a área de atuação. O salário médio inicial é de 930 euros, embora possa chegar a 2.300 euros para um hematólogo, por exemplo. Os montantes não fogem a regra do que é pago para profissões na área da saúde, cuja média é de 1.019 euros mensais. Para efeitos de comparação, o salário mínimo vigente em Portugal no ano de 2020 é 635 euros. As cidades com salários mais altos em Portugal são Lisboa, Oeiras, Cascais, Sintra, Faro e Porto.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.