Sua planta está triste e morrendo? Veja o que você pode fazer!

Estas dicas podem prolongar uma planta e deixá-la mais bonita.

Quando uma planta está morrendo, é comum que as folhas fiquem secas, amareladas e com aspecto envelhecido. Mas algumas dicas simples podem salvar e reanimar sua plantinha!

5 dicas para reanimar uma planta que está morrendo

Cada planta é individual e possui um processo próprio de cuidado. No entanto, há regras gerais que valem para todas elas quando se trata de plantas que estão morrendo.

A seguir, aprenda o que fazer para reanimar suas plantas e garantir que a sua casa vai continuar bem decorada com verdinho por todo lado.

Corte das partes amareladas e mortas

O primeiro passo para ter uma planta saudável é remover as partes mortas. Isso porque já não há transmissão de nutrientes pelo caule. Então utilize uma tesoura específica para evitar danos a outras partes da planta.

LEIA MAIS: Elas dão trabalho! Veja 3 plantas difíceis de cultivar em casa

Trocar de vaso e repor os nutrientes da terra

Após retirar as partes mortas, é hora de trocar a planta de lugar. Coloque-a em um novo vaso e adicione terra nova, com mais nutrientes.

O ideal é que o novo vaso seja maior para as raízes terem espaço suficiente para crescer e se espalhar. E os nutrientes novos vão acelerar esse processo.

Exposição solar

Algumas plantas conseguem se desenvolver bem na sombra. Mas outras precisam de bastante exposição ao sol para se desenvolver. O nome desse processo é fotossíntese, e ele é responsável pela nutrição das plantas.

Por isso, prefira deixar as plantinhas em varandas ou janelas para receberem a luz do sol.

LEIA MAIS: 3 plantas medicinais da antiguidade usadas até hoje!

Regas constantes

Não há muita ciência quando se fala em cuidados com plantas. Mas a atenção ao solo é um segredo importante para vitalidade das verdinhas.

O ideal é manter regas constantes, mas sem deixar o solo extremamente encharcado. O excesso de água pode ser prejudicial.

Prefira regar as plantas a cada dois dias ou conforme a necessidade de cada uma delas.

Adubos orgânicos

Por fim, não deixe de lado o material orgânico. Ele é um ótimo aliado na recomposição de nutrientes das plantas e contribui para eliminação de pragas.

Gostou deste artigo e quer ver mais conteúdos semelhantes? Então acesse o Google Notícias e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular.

Você pode gostar também