Qual é o custo de vida em Dubai, a terra dos superlativos?

A grandeza de tudo que é construído no emirado desperta a curiosidade sobre como é viver lá, especialmente com relação a preços e salários praticados.

Dubai, a terra dos superlativos, dos prédios luxuosos, carros importados, sheiks e praias artificiais. Terra do primeiro hotel sete estrelas do mundo e grandes eventos de moda. Para uns, exagero, para outros, brilho e riqueza. O fato é que o emirado desperta a curiosidade do mundo todo, inclusive sobre como é morar lá. Confira, a seguir, qual é o custo de vida em Dubai e os principais aspectos da vida em uma das regiões mais ricas do planeta. 

O Burj al Arab, o primeiro hotel sete estrelas do mundo, foi construído em Dubai. O emirado também tem os maiores shopping e aquário do planeta – o Dubai Mall e o Dubai Aquarium. Claro que o prédio mais alto do mundo, o Burj Khalifa, também está lá. Dubai entrou na rota turística dos viajantes em busca das experiências exóticas que o deserto pode oferecer. Com isso, cresceu o setor de serviços e, consequentemente, a mão de obra. 

Burj al Arab: o primeiro hotel sete estrelas do mundo
Burj al Arab: o primeiro hotel sete estrelas do mundo

O pessoal empregado nos hotéis, restaurantes e demais estabelecimentos voltados ao turismo vem tanto de árabes quanto estrangeiros. E como é a vida por lá? Como são os preços praticados, tanto nos serviços básicos quanto moradia? Os salários são altos o suficiente para se manter? Veja, a seguir, os principais aspectos e qual é o custo de vida em Dubai, a terra dos superlativos. 

Como é viver em Dubai?

Dubai é uma cidade árabe, mas praticamente 80% de sua população é composta por estrangeiros. Lá, fala-se inglês e árabe como línguas oficiais, mas a comunicação é basicamente estruturada no primeiro idioma. E como é a vida em Dubai? O primeiro aspecto a destacar é relacionada à segurança. Isso inclui uma atuação séria  tanto quanto a furtos e roubos quanto a crimes relacionados a assédio e violação de direitos. 

Como existem estrangeiros trabalhando no emirado, a diversidade é um dos pontos primordiais a Dubai. Filipinos, indianos, americanos, franceses, afegãos, colombianos, brasileiros, enfim, uma horda de gente de todas as partes do mundo convivendo em um só lugar. Assim, aprende-se muito sobre o respeito ao próximo e como enxergar tudo de diferentes perspectivas. 

A infraestrutura no emirado é invejável, com ruas limpas, transporte público que funciona e jardins bem cuidados. Contudo, o funcionalismo público não é tão diferente de outras partes do mundo e os processos administrativos podem demorar um pouco para desenrolar. O setor de serviços é impecável e há de tudo um pouco, inclusive toda a facilidade dos pedidos por aplicativo. 

Custo de vida em Dubai

A qualidade de vida em Dubai é inquestionável, mas tudo tem seu preço. O custo de vida em Dubai não é barato, especialmente no que toca à moradia, alimentação e saúde. No entanto, os preços começaram a diminuir a partir de 2017, chegando a uma queda de 25% até 2019. O clima desértico não favorece a agricultura, por isso, a maior parte dos alimentos consumidos são importados

O sistema de saúde não é gratuito, portanto, pode ser necessário desembolsar uma nota para pagar por consultas e exames. Ainda, é necessário pagar por um plano de saúde, ainda que básico, para formalizar sua residência em Dubai. Porém, esses custos podem mudar consideravelmente, dependendo de suas preferências pessoais, estilo de vida e área de residência. 

É uma crença comum que aqueles que moram nas partes mais antigas de Dubai desfrutam de opções mais acessíveis de moradias, supermercados e restaurantes, enquanto moradores próximos à artéria da cidade, a Sheikh Zayed Road e áreas à beira-mar têm mais luxo. No entanto, isso vem mudando com o surgimento de opções residenciais mais econômicas ao longo da Al Khail Road, Sheikh Mohammed Bin Zayed e Emirates Road. 

O salário médio em Dubai é de aproximadamente AED 10.344. Abaixo, segue uma lista dos principais gastos em Dubai, considerando o preço na moeda local (Dirham – AED) e a conversão em Reais (valores sujeitos a alterações devido à variação cambial).

  • Almoço básico com bebida no distrito de negócios: AED 56 – BRL 78
  • Big Mac: AED 29 – BRL 39
  • 1 litro de leite: AED 6 – BRL 9
  • 1kg de batatas: AED 4.31 – BRL 5.94
  • Aluguel de um apartamento de 85m²: AED 5.268 – BRL 7.262 a AED 7.632 – BRL 10.523
  • Aluguel de um apartamento de 45m²: AED 3.403 – BRL 4.692 a AED 5.185 – BRL 7.149
  • Ticket de ônibus (mensal): AED 293  – BRL 404
  • Academia: AED 404 – BRL 557

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Especial: Viagem com segurança durante a pandemia