Qual é a história da Estátua da Liberdade, símbolo dos Estados Unidos?

O monumento construído em Nova York foi um presente da França e é um dos principais cartões postais da cidade.

Michael Jackson fez um clipe correndo por sua tocha. Extraterrestres furiosos a detonaram com um raio em Independence Day. A Estátua da Liberdade, monumento que simboliza a democracia, é um dos principais cartões postais dos Estados Unidos. O monumento que encara, orgulhoso, a ilha de Manhattan atrai hordas de barcos cheios de turistas diariamente para visitação. Você conhece a história da Estátua da Liberdade e as várias curiosidades que a rodeiam?

A Estátua da Liberdade foi declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco em 1984. A famosa construção simboliza a liberdade, democracia e esperança do povo estadunidense, através de Libertas, a deusa romana da liberdade. Ela ergue, na mão direita, uma tocha (a que deu suporte para o Rei do Pop cantar sobre igualdade racial em Black or White), enquanto segura a Declaração da Independência americana na esquerda, trazendo a data do feito: 4 de julho de 1776, em algarismos romanos.  

História e Curiosidades da Estátua da Liberdade: A Estátua da Liberdade segura uma tocha na mão direita e a Declaração da Independência dos EUA na esquerda
A Estátua da Liberdade segura uma tocha na mão direita e a Declaração da Independência dos EUA na esquerda.

A famosa estátua fica na Liberty Island, em Manhattan, Nova York, de modo que consegue ser avistada de vários pontos da cidade. Medindo 92,99 metros de altura, contando com o pedestal, está entre os monumentos mais altos do mundo, perdendo apenas para o Buda do Templo da Primavera, na China. Porém, a estátua, em si, possui 46,5 metros, o equivalente a um prédio de 22 andares. 

História e Curiosidades da Estátua da Liberdade: A Estátua da Liberdade fica na Liberty Island, em Manhattan
A Estátua da Liberdade fica na Liberty Island, em Manhattan, Nova York e o acesso a ela é feito por barcos

Conheça, a seguir, mais sobre a história e diversas curiosidades da Estátua da Liberdade. 

Qual é a história da Estátua da Liberdade?

A Estátua da Liberdade foi um presente dos franceses aos americanos em 1886, comemorando o centenário da independência dos Estados Unidos. Mas, o motivo real mesmo foi a vitória dos Estados Unidos sobre os ingleses. Projetada pelo escultor francês Frédéric Auguste Bartholdi e pelo engenheiro Gustave Eiffel (o mesmo da torre), foi construída em Paris, sendo concluída apenas no mês de julho de 1884. Ao projeto, foram adicionados símbolos da maçonaria, como a tocha e o livro. 

História e Curiosidades da Estátua da Liberdade: Construção da Estátua da Liberdade
Da esquerda para a direita: Busto da estátua em exposição em Paris, em 1884, antes de ser enviado aos Estados Unidos. Construção da Estátua em Paris. Braço direito da Estátua em exposição na Filadélfia. (The Washington Post)

A estrutura é toda em cobre, aço e cimento. Suas 350 partes foram enviadas em 214 caixas aos Estados Unidos a bordo da fragata Isere, chegando um ano depois da conclusão. A construção do pedestal que a sustenta foi projetada pelo americano Richard Morris Hunt e o monumento levou quatro meses para ser montado. A inauguração da Estátua aconteceu em 28 de outubro de 1886, em Nova York, no governo do então presidente Grover Cleveland. Cada símbolo que o monumento traz em sua estrutura tem um significado. 

A coroa tem 25 janelas e sete raios. As primeiras simbolizam as joias encontradas nas terras do Novo Mundo, enquanto os raios representam os sete continentes e sete mares do mundo. O fogo sempre aceso indica a liberdade do povo. Nos seus pés, está inscrito um poema da americana Emma Lazarus que mostra a angústia e ansiedade dos americanos durante a guerra contra os ingleses. A Estátua da Liberdade foi considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1984 e uma das Sete Maravilhas do Mundo em 2007.

Curiosidades sobre a Estátua da Liberdade

  • O nome verdadeiro da Estátua da Liberdade é “Liberdade Iluminando o Mundo”.
  • A Estátua da Liberdade tem diversas réplicas espalhadas pelo mundo, como França, Japão, Brasil e outros estados americanos. Em Las Vegas, mesmo, adorna o hotel New York
  • A Estátua da Liberdade é considerada como a mais pesada do mundo, pesando cerca de 225 toneladas, sendo 160 apenas do pedestal.
  • O monumento ocupa uma área de 49 mil m², o nariz mede 1,37m e o dedo indicador tem 2,5 metros. 
  • A Estátua da Liberdade é o ponto turístico mais visitado e emblemático de Nova York, com acesso feito por barcos ou balsas. São cerca de 3 a 4 milhões de visitantes por ano. 
  • Os corajosos visitantes da Estátua precisam encarar os 215 degraus das escadas até o pedestal, ou 354 até a coroa.
  • O rosto da estátua teve a mãe do escultor Frédéric Auguste Bartholdi como inspiração.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Especial: Viagem com segurança durante a pandemia