Qual a explicação das cores dos postes de barbearia? Descubra o segredo por trás!

Saiba o porquê desses postes terem cores padrões e sua origem.

Você é daqueles que vai à barbearia cuidar do seu visual e relaxar? Além dos cortes estilosos, os espaços das barbearias escondem elementos misteriosos e cheios de significado. Já reparou neles? Descubra a fascinante história por trás dos postes de barbearia.

As cores da barbearia

Quer você seja atendido por um barbeiro experiente ou por um talentoso iniciante, é comum encontrar uma combinação de cores nas barbearias: vermelho, branco e azul.

Não importando o estilo da barbearia, seja ela moderna, com músicas animadas, ou clássica, com um repertório nostálgico, essas cores marcam presença. Elas podem ser observadas nos postes que se destacam na fachada, nas paredes e nas cadeiras.

LEIA MAIS: 7 segredos que os hotéis não te contam – mas você deveria saber!

A história por trás dos postes de barbearia

A origem desses postes remonta a tempos antigos, trazendo consigo uma carga de tradição e simbolismo. Durante a Idade Média, os barbeiros eram responsáveis também por realizar procedimentos médicos simples, como extrair dentes.

Após essas intervenções, os tecidos com sangue eram pendurados nos postes para secar. Era dessa forma que os barbeiros itinerantes eram reconhecidos pelos clientes.

A simbologia das cores

Cada cor possui um significado especial. O vermelho simboliza o sangue das antigas cirurgias realizadas pelos barbeiros. Já o branco representa as ataduras utilizadas para estancar as hemorragias, garantindo a recuperação dos pacientes.

LEIA TAMBÉM: 4 maneiras de dizer “eu te amo” sem falar uma palavra

Por fim, o azul representa as veias cortadas durante os procedimentos médicos. Em algumas regiões, como nos EUA, UK e França, o azul também foi incorporado em referência às suas bandeiras, tornando-se um símbolo patriótico.

Na próxima vez que você visitar a barbearia de sua preferência, observe com mais atenção os postes que decoram o local. Eles carregam consigo a história e a tradição dessa profissão tão antiga.

Caso você tenha se interessado pelas informações contidas neste texto e queira ver muitas outras semelhantes, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também