Quadriciclo pode andar na cidade? E na praia? – A resposta pode surpreender!

Veja algumas regras para sua utilização!

Os quadriciclos são automóveis chamativos e velozes, ideal para quem gosta de aventuras, já que também conta com um visual mais praiano, sendo bastante utilizado em locais turísticos!

Dessa forma, o seu uso é comum em praias e orlas, principalmente em cidades litorâneas. Porém, ainda existem muitas dúvidas em relação a se o quadriciclo pode andar na cidade e na areia da praia. Veja abaixo o que a legislação determina!

Quadriciclo pode andar na cidade?

O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) é quem estabelece algumas regras para a utilização de quadriciclos. Com isso, seu uso é permitido em vias urbanas, como indica a Resolução 573 de 2015. No entanto é proibida a circulação em rodovias estaduais, federais e no DF.

Art. 4º Devem ser observados os seguintes requisitos de circulação nas vias públicas para os veículos previstos no Art. 3º desta Resolução:

[…] IV – Circulação restrita às vias urbanas, sendo proibida sua circulação em rodovias federais, estaduais e do Distrito Federal” – Resolução 573/2015 do CONTRAN

LEIA MAIS:

Quadriciclo pode andar na praia?

Na região da orla o seu uso é permitido, entretanto, o uso na areia da praia, como observamos em diversos locais não é permitido! Isso porque a praia não é considerada uma via pública, e como tal o uso de veículos não é permitido.

Entretanto, em algumas cidades, devido à necessidade e o grande apelo turístico, podem ser publicadas portarias ou leis municipais que permitem a utilização, desde que seja garantida a segurança dos banhistas.

Precisa de carteira para dirigir um quadriciclo?

Ao contrário do que muita gente pensa, para andar de quadriciclo necessita de uma carteira do tipo B (a habilitação para carros), e não uma do tipo A (indicada para motocicletas). Isso porque a forma de direção do quadriciclo se assemelha mais à de um carro do que à de uma moto.

Quais perigos um quadriciclo pode oferecer?

O quadriciclo é um ciclomotor movido a combustão. Dessa forma, ele consegue atingir uma velocidades perigosas, chegando a até 140 km/h. Isso representa um importante risco aos banhistas e à segurança do motorista, já que ele não possui cinto de segurança.

Além disso, o quadriciclo é um perigo para vidas marinhas, como caranguejos, tartarugas e aves que podem estar na areia da praia e serem fatalmente atropelados.

Multas

O quadriciclo deve ser devidamente emplacado e conter os equipamentos em dia, como a lanterna traseira, por exemplo. Isso além de também dever respeitar o limite de velocidade estabelecido e possuir a CNH. Caso algumas dessas regras seja descumprida, o motorista pode receber uma multa em torno de R$880!

Você sabia que quadriciclo pode andar na cidade? Para ler mais sobre outros conteúdos semelhantes, é só clicar aqui!

Você pode gostar também