Projeto de lei quer impedir o aumento do IPVA 2022 – Saiba detalhes!
Preços dos veículos aumentaram substancialmente no último ano. Projeto que evitar que o IPVA 2022 siga o mesmo caminho.
Morar no Brasil é se acostumar a fazer muitos cálculos nos primeiros meses do ano. É caro ser brasileiro. De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, os brasileiros trabalharam em média 149 dias em 2021 apenas para pagar impostos, taxas e contribuições.
Um dos impostos que aumentarão no ano que vem é o IPVA. Ele corresponde a 4% do valor venal do veículo. Em 2021 houve um grande aumento no preço de veículos novos e usados. Apesar de significar a valorização do bem, também significa que os donos terão que arcar com imposto mais caro.
Pensando nisso, o deputado estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP) decidiu apresentar um projeto de lei para tentar barrar o aumento do IPVA 2022. “Queremos evitar a vinculação da base de cálculo do IPVA à eventuais reajustes dos preços médios de mercado dos veículos acima dos valores observados no período anterior”.
LEIA MAIS: IPVA grátis em 2022 – Saiba se você terá direito a isenção!
O parlamentar pede no texto enviado para análise que o imposto não seja reajustado de acordo com o que a tabela FIPE apresenta atualmente. Ele justifica seu argumento dizendo que muitos modelos antigos chegaram a aumentar mais de 20% apenas neste ano.
O PL também destaca que esse aumento abrupto no IPVA 2022 pode prejudicar os consumidores e aumentar os índices de inflação do país. Ele também explica que São Paulo tem o IPVA mais caro em relação a diversos estados. Também destaca que, no estado, os veículos com 20 anos de fabricação recebem isenção do imposto.
O projeto de lei ainda está em discussão. Ele será apreciado pela Assembleia Legislativa de São Paulo em diversas comissões e não existe garantia de aprovação da medida.