Fórum Econômico Mundial lista 11 profissões que sumirão em 4 anos – Veja quais são!

Relatório aponta futuro do trabalho e criação de empregos na área de dados, financeiro e TI.

O Fórum Econômico Mundial (FEM) é uma organização sem fins lucrativos voltado à discussão de temas importantes para sociedade, como meio-ambiente e mercado de trabalho. Em seu relatório mais recente, publicado neste ano, o FEM projeta algumas profissões que vão deixar de existir até 2027.

Portanto, o futuro dos trabalhos, segundo o FEM, vai se concentrar na criação de empregos voltados à área de tecnologia da informação, como inteligência artificial, big data, segurança da informação e análise de dados.

Além da tecnologia da informação, áreas como sustentabilidade, orientação vocacional, design gráfico e analista financeiro também vão observar o crescimento no número de vagas ofertadas.

Por outro lado, o avanço da automatização combinada com o uso de novas tecnologias, a exemplo do aprendizado de máquina (Machine Learning) e internet das coisas, fará com que algumas profissões deixem de existir em cerca de 4 anos.

11 Profissões que vão deixar de existir até 2027, segundo o Fórum Econômico Mundial

Para o FEM, a tecnologia continuará como protagonista da mudança de negócios ao longo dos próximos cinco anos.

LEIA MAIS:

Portanto, a tecnologia, ao lado do meio ambiente e das tendências do mercado, é que vai ditar o ritmo de criação e extinção dos postos de trabalho, com foco na extinção de carreiras cujas atividades são repetitivas.

Dessa maneira, o Fórum concluiu que, nos próximos quatro anos, algumas profissões vão deixar de existir, porque vão ser substituídas por máquinas ou o próprio interesse das pessoas naquelas atividades diminuirá. Veja quais são:

  1. Operadores de caixa e cobradores de ônibus
  2. Vendedor de porta em porta e trabalhadores ambulantes
  3. Contadores e profissionais de folha de pagamento
  4. Caixas de bancos e funções relacionadas
  5. Funcionários dos Correios
  6. Seguranças
  7. Operadores de estoque e de registro de produtos
  8. Secretariado administrativo e executivo
  9. Legisladores e técnicos judiciários
  10. Escriturário de entrada de dados
  11. Escriturários de estatística, seguros e finanças

Caso a sua profissão esteja entre uma delas, é importante se inteirar das novas demandas do mercado e aprender novas habilidades para se reposicionar no mercado de trabalho.

Gostou desse conteúdo e quer ver outros como este? Selecione a opção “Seguir”, no Google Notícias, e fique por dentro de todas as novidades do Rotas de Viagem em seu smartphone!

Você pode gostar também