Preços em alta: IPVA 2022 deve ficar até 30% mais caro! – Entenda!

O IPVA 2022 deve sofrer um grande reajuste. Tributo estadual é influenciado pelo valor dos veículos no varejo.

- Tempo de leitura: 2 minutos -

Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) sobre todos os carros novos e usados, aumentará consideravelmente a partir de 1º de janeiro de 2022. Os aumentos são resultado da disparada do valor venal dos veículos.

Para a maioria dos motoristas de carros novos e antigos, o custo anual aumentará cerca de 30%.

O IPVA é um tributo estadual, ou seja, o dinheiro vai diretamente para os estados. Apenas com o pagamento desse imposto que o motorista consegue o licenciamento de seu veículo. Os preços dos carros estão quebrando recordes. Os preços subiram desde a pandemia e continuam subindo a cada mês que passa.

Algumas das maiores razões para esses aumentos de preços vêm dos suspeitos de sempre: demanda reprimida de pessoas que não fizeram grandes compras em 2020 e pessoas com dinheiro e economias extras para gastar. Mas algumas razões para os aumentos de preços são específicas para carros novos em comparação com carros usados.

Por que os preços dos carros novos são tão altos? 

Tudo se resume à falta de microchips – você já ouviu falar sobre isso? Basicamente, quando o COVID apareceu, a produção desses minúsculos chips computadorizados foi encerrada. Hoje em dia, quase tudo roda nesses microchips – sim, até mesmo carros. Todos aqueles botões extravagantes e luzes brilhantes no painel precisam ser alimentados por algo, e eles contam com esses microchips para fazer o trabalho.

Por causa da escassez de microchips, há menos carros novos para comprar – o que significa que as pessoas estão mudando de ideia e pensando em comprar um carro usado. Mas adivinhe? Isso está fazendo com que os preços dos carros usados ​​disparem.

Por que os preços dos carros usados são tão altos?

Acredite ou não, a falta de microchips se espalha e afeta os preços dos carros usados. Por que? Carros usados ​​estão em alta porque as pessoas não podem ter acesso a carros novos devido à escassez de microchips. Então, eles estão tendo que mudar de ideia e se concentrar na compra de usados. Sim, é uma teia bastante emaranhada aqui.

Ainda assim, tudo estaria bem e elegante se houvesse carros usados ​​o suficiente para todos. Mas não existem. Veja, muitos carros usados ​​no mercado vêm de locadoras que vendem carros que quase não possuem quilometragem e desgaste. E tem havido uma escassez de carros de aluguel desde a pandemia.

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->