Nova CNH tem validade reduzida para até 3 anos para alguns motoristas – Entenda!

As mudanças podem oferecer mais praticidade e segurança aos habilitados.

A nova carteira de habilitação trouxe uma série de mudanças para a vida dos motoristas, mas muitas delas ainda geram algumas dúvidas. O prazo de renovação da CNH, por exemplo, ao variar de acordo com a idade do habilitado, é diferente para cada um. Quer saber como esse prazo funciona e por quanto tempo sua carteira é válida? Então, confira a seguir.

Quais as mudanças na nova CNH?

A nova carteira de habilitação não é novidade, visto que passou a valer em abril de 2021 por meio do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Nesse sentido, uma das mudanças que mais agradou aos motoristas foi a possibilidade de usar a versão digital do documento, contando com a mesma validade que a carteira física. Já a versão impressa passou a utilizar um papel de segurança e tinta fluorescente, que brilha no escuro e apresenta um holograma.

LEIA MAIS:

Com isso, é possível ter mais segurança e praticidade no dia a dia dos habilitados. Ainda, a CNH poderá ser utilizada em viagens internacionais, visto que ganhou a implementação do código MRZ (Machine Readable Zone), o mesmo presente nos passaportes. Ademais, o prazo de validade recebeu algumas alterações que agradaram bastante aos brasileiros.

Mudança no prazo de validade da CNH

Entre as alterações na nova carteira nacional de habilitação, o prazo de validade trouxe algumas mudanças interessantes. Agora o documento vale entre três e dez anos, variando segundo a idade do habilitado. Quanto mais velho for o motorista, menor será o tempo que ele terá para renovação. Ou seja, condutores com menos de 50 anos terão o documento válido por dez anos.

Para os motoristas com idade entre 50 e 69 anos, o período de renovação decai para até cinco anos. Por fim, pessoas com 70 anos ou mais terão seus documentos válidos por até três anos. É uma maneira de garantir a segurança no trânsito e condições mais confortáveis para condutores, passageiros e pedestres.

Se você gostou deste artigo e quer ter acesso a vários outros, é só continuar navegando pelo Rotas de Viagem!

Você pode gostar também