7 praias deslumbrantes que brilham no escuro – Saiba as causas do fenômeno!

Praias são palco do fenômeno da bioluminescência.

- Tempo de leitura: 2 minutos -

Você já viu uma praia que brilha no escuro? Esses locais deslumbrantes existem ao redor do mundo. Um fenômeno muito peculiar transforma paisagens e animais em um verdadeiro espetáculo da natureza. É a bioluminescência

A bioluminescência envolve uma reação química. Nas profundezas do oceano há muito pouca luz solar. Mas se você pudesse nadar lá embaixo, pareceria um pouco com o céu noturno. 

Muitos animais que vivem no oceano produzem luz. Essa bioluminescência ocorre em uma variedade de diferentes tipos de animais. Muitas espécies de peixes, lulas e camarões podem emitir luz, assim como as águas-vivas e seus parentes. Vermes marinhos, pepinos do mar, estrelas do mar e muitos tipos de fitoplâncton também emitem luz.

O que é a bioluminescência?

A bioluminescência envolve uma reação química dentro das células do animal. Para alguns animais, essas células estão localizadas em um órgão de luz especial denominado fotóforo, que pode se parecer com um holofote. Outros organismos assumem um brilho mais geral.

Os organismos usam a bioluminescência por muitas razões diferentes. Pode ser usado para atrair presas, por exemplo. É o caso do tamboril. Esses peixes têm uma isca bioluminescente pendurada na frente de suas bocas. Peixes menores e outros animais são atraídos pelas iscas, e o tamboril os pega.

A bioluminescência também pode ser usada para evitar predadores. O fitoplâncton transforma a superfície da água em um azul brilhante quando a água é perturbada por peixes nadando ou um barco passando. Eles fazem isso quando estão sob ameaça.

É por esse motivo que muitas praias apresentam esse cenário belíssimo à noite. Ficou interessado em ver esse fenômeno de perto? Confira 7 praias que brilham durante a noite.

Praias que brilham durante a noite

Sam Mun Tsai Beach, Hong Kong

Praias que brilham no escuro: 1. Sam Mun Tsai Beach, Hong Kong
Sam Mun Tsai Beach

Manasquan, New Jersey

Praias que brilham no escuro: Manasquan
Manasquan (catalano82, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons)

Toyama Bay, Japão

Toyama Bay, Japão
Toyama Bay, Japão

Mosquito Bay, Porto Rico

Praias que brilham no escuro: Mosquito Bay, Porto Rico
Mosquito Bay, Porto Rico

Indian River Lagoon, Flórida

Praias que brilham no escuro: Indian River Lagoon, Flórida
Indian River Lagoon, Flórida

Maldives Glowing Beach, Maldivas

Praias que brilham no escuro: Maldives Glowing Beach, Maldivas
Maldives Glowing Beach, Maldivas

Mission Bay, San Diego

Praias que brilham no escuro: Mission Bay, San Diego
Mission Bay, San Diego

 

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->