Praia Vermelha da China, a exótica reserva natural em Liaoning

Situada em uma área de pântanos, a praia é perfeita para o ecoturismo e deve sua cor à presença de uma planta chamada Sueda.

- Tempo de leitura: 5 minutos -

A areia branca e fofinha, mar azul e coqueiros. Provavelmente, este é o cenário imaginado quando falamos em praia, certo? Mas, não no caso da Praia Vermelha da China (Panjin Red Beach). Situada em Panjin, não tem um grãozinho de areia, mas uma vastidão vermelha de uma planta chamada Suaeda. A reserva natural está localizada no maior pântano de junco do mundo e abriga um complexo ecossistema. 

Praia Vermelha na China
A Praia Vermelha está localizada no maior pântano de junco do mundo

Mas, como assim, uma praia vermelha? Sim, a reserva natural, a 40 quilômetros de Panjin, situada na Baía de Bohai tem essa cor devido a presença de plantas que atingem o ápice da coloração avermelhada no outono. Lar de mais de 260 espécies de pássaros e 399 espécies de animais selvagens, a área recebeu proteção estadual em 1988 para proteger seus ilustres moradores, além de preservar a beleza natural.  

Ainda que a maior parte da Praia Vermelha da China seja fechada ao público, um pequeno trecho funciona como atração turística. E é nele que os visitantes tiram fotos sem nenhum efeito especial, mas dotadas de uma coloração que deixam qualquer um extasiado! Conheça, agora, mais sobre a exótica praia vermelha, por que tem essa cor, o que fazer lá e como chegar.  

O que é a Praia Vermelha da China?

Panjin Red Beach, também chamada de Panjin Honghaitan Scenic Area, é uma reserva natural localizada na província de Liaoning. E, por que a Praia Vermelha da China é tão especial? Considerado como o maior pântano de junco do mundo, o local é famoso por sua maravilhosa cor natural. Na verdade, a Praia Vermelha não é, de fato, uma praia real, mas uma zona úmida oceânica formada por uma grande área de Suaeda

A planta começa a crescer no solo durante os meses de abril e maio, permanece verde no verão, mas começa a ficar intensamente vermelha no outono. Porém, não é um vermelho qualquer, mas uma cor suave no início, tornando-se gradualmente profunda, quase roxa. Além da Suaeda e juncos, há também arrozais na região, bem como incrível diversidade de fauna e flora. 

Por que a Praia Vermelha da China é vermelha: Suaeda
A Suaeda é a planta responsável pela coloração marcante do local

Como já mencionado, são mais de 260 espécies de aves e 399 de animais selvagens. Os grous-de-coroa-vermelha e as gaivotas-de-bico-preto, ambos ameaçados de extinção, têm ali seu local de procriação. Tantos predicados tornam a Praia Vermelha o local perfeito para o ecoturismo, uma vez que combina, harmoniosamente, paisagem natural com a intervenção humana.

Onde fica a Praia Vermelha da China?

A praia está localizada na Baía de Bohai, a cerca de 40 quilômetros de distância da cidade de Panjin, na província de Liaoning. Seu pântano, em específico, fica no Delta de Liaohe.  

Olhando pelo mapa, pode acontecer de você não ver nada mais do que uma grande área verde, cheia de plantas e água, mas nunca é demais lembrar: a coloração vermelha marcante da Praia Vermelha surge principalmente nos meses de Setembro e Outubro.

O que fazer na  Praia Vermelha?

Passarelas da Praia Vermelha, na China
O local possui passarelas para visitantes
  • Apreciar a Praia Vermelha, com sua paisagem coberta de vermelho. O Corredor Cênico Nacional da Praia Vermelha foi construído em 2013 e, composto por 10 pontos turísticos, se estende por 18 quilômetros de Jieguan Ting a Jiegou.
  • Observação dos pássaros: o santuário de espécies raras recebe aves que migram anualmente do Leste Asiático para a Austrália. Elas são atraídas pela nidificação das plantas aquáticas e abundância de peixes na área.  
  • Love on Lounge Bridge: São 400 metros de caminhada por um trajeto que lembra um laço de fita vermelha jogado por Deus. 
  • A parte mais ao sul da trilha panorâmica concentra boa parte da Suaeda, além dos vastos pântano de junco e arrozal.
  • Ilha dos Amantes: local que herdou o nome pela triste história de Lusheng e Hongxiu.
  • Ver o pôr do sol: por isso a melhor parte do dia para visitar o local é à tarde para assistir ao sol se pondo e contrastando com os campos coloridos.

Quando ir para a Praia Vermelha?

A Praia Vermelha na China, no auge da coloração das Suaedas
A Praia Vermelha no auge da coloração das Suaedas

Apesar de sazonal e abrir somente a partir de maio, a melhor época para visitar a Panjin Red Beach é no outono, isto é, de meados de setembro a meados de outubro. Mas, então, o que fazer lá no mês de outubro? Bom, este é o período perfeito para apreciar o encanto da praia Vermelha, pois é quando a suaeda atinge sua coloração mais linda. Além disso, o pôr do sol na Praia Vermelha é magnífico, por isso, procure chegar até lá por volta das 16h ou 17h.

Como chegar à Praia Vermelha de Panjin?

A cidade mais próxima da Praia Vermelha é Panjin, onde se pode chegar por trem ou ônibus. Os aeroportos mais próximos são o Aeroporto Internacional Shenyang Taoxian, o Aeroporto Internacional Dalian Zhoushuizi e o Aeroporto Jinzhou Xiaolingzi. De qualquer uma das opções, é possível ir até a Praia Vermelha alugando carro, de ônibus turístico ou pegando um táxi. 

O ônibus sai do Jinjiang Hotel, no distrito de Xinglongtai, em Panjin e desce no Panjin Read Beach Resort. Em seguida, é necessário um táxi ou triciclo para a área cênica da Praia Vermelha, um trajeto que dura cerca de 10 minutos. Há, também, ônibus gratuitos que levam os turistas para a área cênica da Praia Vermelha, a partir do resort. Basta perguntar os horários de partida. 

Você também pode pegar o táxi do Panjin City diretamente para a Red Beach Scenic Area. Como a distância da recepção do Red Beach Resort até a entrada principal é muito longa, peça ao motorista para levar diretamente até ela. Entre o final dos meses de abril e outubro, dá viajar no ônibus que sai da Estação de Trem de Panjin. Cheque os horários das linhas. Para quem se arriscar a ir de carro, as principais rotas são: 

  • De Shenyang
  1. Via expressa Pequim-Shenzhen 
  2. Via expressa Panhaiying-Panjin Nan Expressway 
  3. Avenida Xianghai (Zhonghua Road) 
  4. Rua da Praia Vermelha 
  5. Corredor paisagístico nacional da Praia Vermelha
  • De Dalian:
  1. G15
  2. Via expressa Panjin Shugang
  3. Rodovia nacional 305
  4. Estrada Zhonghua Nan
  5. Avenida Binhai 
  6. Corredor paisagístico nacional da Praia Vermelha

O que achou da Praia Vermelha de Panjin, na China? Merece uma visita, não é mesmo?

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.