Praia do Gonzaga, reduto dos banhistas em Santos

A praia é uma das mais limpas, conforme autoridades sanitárias, conferindo segurança aos banhistas.

- Tempo de leitura: 4 minutos -

Há quem diga que praias urbanas não são próprias para banho. A premissa, de fato, é verdadeira, se considerarmos exemplos ruins que temos pelo Brasil. Mas, a Praia do Gonzaga, no litoral santista, está aí para provar que cidade grande e praia podem, sim, conviver de forma mútua e, claro, limpa! 

A Praia do Gonzaga é famosa pela vista da cidade e da montanha, além de seu calçadão arborizado, boa oferta de hotéis, deliciosos cafés, bares e lojas. Aliás, é justamente essa infraestrutura que chama a atenção, fazendo com que a praia seja referência de lazer não só para turistas, como também para os próprios moradores da cidade. 

Praia do Gonzaga (Santos/SP)
Praia do Gonzaga (enioprado, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons)

Localizada no bairro de mesmo nome, mais precisamente na Ilha de São Vicente, tem vista privilegiada para a Baía de Santos, a dois passos do centro da cidade. De fácil acesso para quem estiver em Santos, é considerada uma das praias mais limpas de São Paulo, o que confere segurança para o visitante. 

Conhecendo a Praia do Gonzaga

A Praia do Gonzaga é, possivelmente, a mais famosa de Santos. Sua extensão entre os Canais 2 e 3 agrega a melhor infraestrutura turística da cidade, concentrando bons bares, restaurantes e hotéis. Não à toa, é uma das mais frequentadas da baixada santista, especialmente por seus atributos e atrativos. 

Barracas e turistas na Praia do Gonzaga, em Santos/SP
A Praia do Gonzaga é uma das mais visitadas da baixada santista

Ainda, o calçadão bem cuidado e arborizado distribui quiosques, barracas, banheiros, chuveirinhos e posto de salvamento. Mas, é impossível falar da Praia do Gonzaga sem mencionar o bairro onde fica. O Bairro histórico de Gonzaga foi fundado no final de 1800 e conta a história colonial do estado de São Paulo. 

Lá, fica a Praça da Bandeira, com seu bondinho e chafariz que chama a atenção de quem passa. Seu nome vem das bandeiras de todos os estados que balançam com a brisa. Também temos a Praça da Independência, um dos pontos mais emblemáticos do bairro. Sem contar com os restaurantes, clubes e até um shopping center! 

Praça da Bandeira em Santos/SP
Praça da Bandeira (Antonio José Lopes, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons)

As areias douradas da praia são pontilhadas pelos guarda-sóis e convidam para uma partida de beach volley. As barracas e quiosques vendem petiscos, sucos e lanches típicos para recuperar as energias dos atletas e banhistas. Como são limpas e agradáveis, as águas da praia atraem famílias para um banho relaxante e divertido. 

Vista aérea da Praia do Gonzaga, com os Jardins da Orla ao lado
Vista aérea da Praia do Gonzaga, com os Jardins da Orla ao lado

Além de tudo isso, a Praia do Gonzaga também coleciona recordes! Um deles é o Jardim da Orla, os maiores jardins à beira mar do mundo. O complexo atravessa sete bairros santistas, chegando a cinco quilômetros de comprimento e 50 metros de largura. É uma enorme faixa de palmeiras e amendoeiras para admirar à sombra. 

Jardins da Orla de Santos/SP
Jardins da Orla de Santos (Sergio Furtado, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons)

A Praia do Gonzaga é boa para banho?

Em dezembro de 2020, notícia publicada pelo Diário do Litoral apontou a Praia do Gonzaga como um dos pontos péssimos para banho no litoral de São Paulo. Segundo a publicação, a qualidade da água ficou sem monitoramento por quatro meses devido à pandemia da COVID-19 e voltou a ser realizada no estado.

Um dos fatores responsáveis pela má balneabilidade da água são os canais que deságuam nas praias. Segundo a Secretaria do Meio Ambiente de Santos, uma série de medidas foram tomadas para melhorar as condições, como trabalhos de conscientização, mapeamento e origem dos descartes e instalação de barreiras flutuantes para contenção. 

O fato é que as ações parecem ter dado certo e, conforme o QualiPraia, índice que mapeia e classifica a qualidade das praias de Santos, a Praia de Gonzaga voltou ao patamar de própria para banho. 

Mas, como saber se a praia que eu vou, está limpa? Qual a importância disso e o que acontece se eu me banhar em praias impróprias?

O banho em condições impróprias pode ocasionar sérios problemas, como contaminação por vírus e bactérias. A doença mais comum é a gastroenterite, cujos sintomas são enjoo, diarreia, dor de cabeça e febre. Sem falar nas infecções nos olhos e ouvidos, além das temíveis micoses. 

Para saber se a praia que está no seu roteiro de visitas encontra-se em boas condições, verifique o site da Cetesp: https://qualipraia.cetesb.sp.gov.br/ 

Onde ficar na Praia do Gonzaga

Parque Balneário Santos, by Atlantica Hotels: situado a 30 metros da praia, tem piscina ao ar livre, banheira de hidromassagem, sauna, academia, bar e restaurante. Os quartos dispõem de climatização, TV tela plana e serviço 24h. 

Bourbon Santos Convention Hotel: a  250 metros da praia, possui sauna, academia, piscina e quartos modernos, com climatização e TV a cabo. 

Atlântico Hotel: situado na Praia do Gonzaga, o hotel oferece salão de beleza, sauna e restaurante. Os quartos dispõem de climatização, TV a cabo, frigobar e serviço 24h. 

Atlântico Golden Apart Hotel: localizado a 100 metros da praia, tem piscina com espreguiçadeiras na cobertura, além de quartos bem equipados com frigobar, TV a cabo e decoração contemporânea. 

Gostou da Praia do Gonzaga? Conheça mais praias do litoral brasileiro pelo nosso site e nos conte qual delas já visitou! 

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.