Posts em redes sociais podem causar cancelamentos de benefícios do INSS; entenda!

O INSS pode comprovar fraudes com base em publicações nas redes. Fique atento e veja mais detalhes!

Atualmente, a tecnologia permite estarmos por dentro da vida das outras pessoas facilmente, devido às redes sociais. Por isso, é importante ter muito cuidado com o que é postado na internet, principalmente quando estamos falando de dinheiro. Você sabia que o INSS acompanha as redes sociais? Vários segurados tiveram os repasses cancelados depois de postagens feitas por eles mesmos.

As postagens nas redes sociais e o cancelamento de benefícios

Legalmente, órgãos governamentais podem usar informações coletadas de postagens em redes sociais de acesso público; esse é o caso do INSS e suas auditorias. Essa é uma premissa que faz bastante sentido, se considerarmos que há pessoas com direito a benefícios específicos e que postam na rede social situações que os contradizem.

Imagine, por exemplo, que alguém receba a aposentadoria por invalidez permanente e, lamentavelmente, poste uma foto em alguma rede social exercendo uma atividade casual. Nada justifica o pagamento, pois a pessoa, claramente, ainda tem condições de trabalhar.

LEIA MAIS:

Caso real de fraude de suposto beneficiário

Uma situação recentemente apurada pelo INSS envolveu um segurado que recebia benefício por problemas cardíacos. No entanto, o homem compartilhou uma foto em sua rede social mostrando que estava participando de uma maratona, atividade que não deveria ser feita por questões de saúde.

Objetivo do INSS com acesso às redes sociais

Encontrar os segurados cuja realidade não corresponde com o pagamento recebido é o que o INSS busca. Em geral, todos os repasses também podem ser avaliados por meio de publicações nas redes sociais. Sem contar que a maioria deles tem a ver com pagamentos por incapacidade.

Os investigadores do INSS examinam tudo e contam com canais digitais para colher provas e detectar fraudes. Com o período de pandemia e o fim das perícias presenciais, essa ação se tornou mais difundida entre os órgãos de fiscalização.

Além disso, o segurado pode ser processado pela fraude cometida e sofrer penalidades somadas à perda do pagamento do benefício, caso alguma irregularidade seja descoberta nas redes sociais.

Se você curte esse tipo de conteúdo, basta seguir navegando pelo nosso site, Rotas de Viagem, e descobrir vários outros!

Você pode gostar também