Posso levar álcool gel ou líquido no avião? Evite surpresas e saiba quais as restrições!

Para transportar álcool gel e outros líquidos na bagagem de mão, vários requisitos devem ser atendidos.

- Tempo de leitura: 2 minutos -

O álcool gel ou líquido 70% tornou-se um produto indispensável durante a pandemia de Covid-19, uma vez que lavar as mãos em locais públicos nem sempre é possível. No entanto, ao viajar de avião, as restrições sobre as quantidades deste produto e de outras substâncias são mantidas e devem ser obedecidas por todos os passageiros. 

No Brasil é proibido o transporte de armas de fogo, artefatos atordoantes, objetos cortantes, objetos que possam causar ferimentos graves, artefatos explosivos, bem como substâncias químicas ou tóxicas na bagagem de mão.

Para transportar líquidos em geral na bagagem de mão durante o voo, é necessário atender aos seguintes requisitos gerais.

  • Líquidos, géis e aerossóis devem ser para uso cosmético ou de higiene pessoal
  • Os produtos precisam estar em recipientes individuais de até 100 mililitros.
  • Os recipientes devem estar em embalagem plástica transparente e lacrável.

Álcool gel e líquido

A ANAC permite o transporte de até 2kg ou 2L do produto, sendo que cada frasco não deve exceder 0,5kg ou 500ml. Essa regra vale tanto para álcool gel quando para líquido, e apenas para voos nacionais.

Mas atenção, as regras valem só para álcool antisséptico. Álcool com concentrações maiores que 70% não são permitidos, pois não servem para a função de higiene pessoal e são altamente inflamáveis.

Além do regramento da ANAC, as companhias aéreas têm suas restrições específicas. Confira o que orientam a Gol, Azul e LATAM:

Gol Linhas Aéreas

De acordo com o site da companhia, para transporte na mala de mão é necessário que o álcool esteja acondicionado em sua embalagem original, a qual deve ter capacidade de até 100ml/100g. O limite total máximo por passageiro é de 1L/1kg.

Azul

De acordo com o site da companhia, para transporte na mala de mão é necessário que o álcool esteja acondicionado em sua embalagem original, a qual deve ter capacidade de até 500ml/500g. O limite total máximo por passageiro é de 2L/2kg.

LATAM

Para a LATAM vale a regra de limitar o total de álcool antisséptico em 2L/2kg no total, sendo que as embalagens individuais devem ter no máximo 500g/500ml.

Viagem internacional

Em voos internacionais, os passageiros podem carregar álcool gel ou líquido em até 100 mililitros na bagagem de mão, mas a equipe da companhia aérea pode exigir uma triagem adicional. 

O restante dos líquidos, géis e aerossóis devem continuar a ser armazenados em recipientes de 100 mililitros e em uma embalagem plástica transparente e selável. 

Esses valores podem mudar de acordo com a política da companhia aérea.

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->