Por que você deveria ser mais otimista? Veja 5 efeitos positivos na sua vida!
Ter uma visão otimista da vida por trazer alguns benefícios para as pessoas.
Com o passar do tempo, na medida que nossa percepção de mundo se altera, conseguimos criar novos pontos de vista e outras análises acerca das situações que já vivenciamos. De acordo com o sociólogo Émile Durkheim, o modo como um determinado sujeito enxerga ao redor de sua existência está atrelado aos processos sociais e vivências que já vivenciou até então.
Desse modo, algumas pessoas acabam criando uma perspectiva pessimista das coisas, enquanto que outros acabam criando uma percepção mais otimista.
Em vista disso, é importante destacar que o otimismo não é ignorar as coisas ruins que ocorreram ou irão ocorrer. Isso se chama engano. Portanto, o otimismo está mais ligado ao modo como um sujeito interpreta e pensa sobre si mesmo e sobre o mundo que o rodeia.
Você sabia que os otimistas costumam ser mais felizes do que os pessimistas? Em suma, ser otimista possui alguns benefícios, confira aqui!
Os otimistas vivem muito mais!
Recentemente, uma pesquisa conseguiu associar o otimismo com a saúde geral e a longevidade. Ao que tudo indica, aquelas pessoas com pensamentos otimistas possuem taxas menores de hipertensão, doenças cardíacas e até mesmo risco ao câncer, bem como taxas mais baixas de mortalidade de modo geral.
Desse modo, todos esses fatores de saúde podem ser influenciados pelo foco do otimista em cuidar de si mesmo. Além disso, em estudo realizado no ano de 2019, mostrou-se que os otimistas possuem uma expectativa de vida de 11% a 15% maior que a média e são mais propensos a viver até os 85 anos ou mais.
LEIA MAIS: O fazer no final de semana? Confira 5 dicas para recarregar sua energia mental!
Pessoas otimistas costumam se recuperar mais rápido e com mais força!
Num estudo famoso de equipes de natação universitária de elite, publicado em 1990, os treinadores disseram aos seus atletas que nadassem em sua melhor prova. Depois das corridas, os treinadores forneceram um falso feedback acerca dos resultados dos atletas, adicionando alguns segundos a resultado real.
Os nadadores ficaram então chateados com o resultado. Após descansar nem meia hora, e repetiram o processo novamente.
Na segunda tentativa, os nadadores pessimistas nadaram 1,6% mais devagar do que na primeira tentativa. No entanto, os pensadores otimistas nadaram 0,5% mais rápido do que a tentativa anterior. Na natação, milésimos de segundo são uma grande diferença.
Pessoas otimistas ficam menos doentes!
Em síntese, as pessoas otimistas possuem um maior bem-estar subjetivo, e possuem sistemas imunológicos mais fortes e até experimentam uma cicatrização mais rápida de feridas do que outras pessoas que enxergam a vida sob uma perspectiva mais negativa.
Ter uma visão otimista das situações cotidianas ajuda inclusive a reduzir suas taxas de depressão, sintomas físicos e queixas de sono.
LEIA TAMBÉM: O que pessoas sortudas fazem de diferente? Veja 5 hábitos que elas têm!
A vida amorosa dos otimistas é melhor!
Os otimistas costumam ter relacionamentos românticos de maior qualidade e mais duradouros do que as pessoas pessimistas. Em suma, os psicólogos acreditam que os otimistas conseguem transmitir um senso de apoio maior para seu parceiro(a).
Os otimistas costumam ser bem-sucedidos!
Na medida em que os otimistas tendem a ser muito mais resilientes fora do local de trabalho, eles também são assim no ambiente de trabalho.
Além disso, mesmo que os chefes não reconheçam que um otimista esteja fazendo um ótimo trabalho, eles são capazes de se recuperar e continuar tendo um ótimo desempenho. Os otimistas também transparecem mais segurança no seu ambiente de trabalho.