Por que trememos as pernas quando estamos sentados? Entenda!

Normalmente, a perna treme em resposta a situações de estresse, mas também pode ser sintoma de uma síndrome mais severa

Você já teve a sensação de que suas pernas tremem mesmo quando está parado? Pois bem, assim como roer as unhas em momentos de tensão, balançar as pernas é uma forma comum de aliviar o estresse ou a ansiedade. Veja a seguir por que a perna treme quando estamos sentados.

Em primeiro lugar, é importante entender que tremer as pernas é uma questão enfrentada por muitas pessoas. Esse movimento está relacionado ao aumento geral da atividade motora causado pela ansiedade, e por isso pode se estender além das pernas.

LEIA MAIS: 6 características de quem irradia energias positivas ao redor

Por que a perna treme?

Quando estamos sentados, nossas pernas tremem como uma resposta automática do corpo. Especialmente quando nos deparamos com situações de inquietação, preocupação ou nervosismo.

No entanto, esse movimento é controlável, já que a ansiedade afeta não apenas as pernas, mas também aumenta a atividade motora de forma geral.

Por isso, a perna treme devido à ansiedade e à inquietação. No entanto, é importante estar atento a uma condição muito séria que também apresenta esse sintoma: a Síndrome das Pernas Inquietas (SPI).

Embora muitas pessoas confundam as duas situações, a sensação causada pela SPI é bem diferente. Isso ocorre porque há um sentimento de urgência em aliviar a inquietação nas pernas.

Além disso, essa sensação piora quando a pessoa está em repouso, seja dormindo ou simplesmente sentada. Nesse sentido, não apenas a perna treme, mas também os membros superiores.

O que acontece na SPI?

Inicialmente, a urgência em aliviar a sensação causa sintomas bastante desagradáveis, como dor, formigamento e queimação nas pernas.

Então, nesse caso, por que a perna treme? Há alguma relação com alterações no sistema nervoso? Nem sempre isso é detectado em exames, mas sim em avaliações clínicas. No entanto, pode sim ser resultado de alguma condição neurológica, além da falta de vitaminas, como a B12.

Seja qual for o motivo pelo qual a perna treme, quando uma pessoa é afetada pela SPI, sua qualidade de vida é seriamente comprometida, especialmente quando ocorrem essas urgências durante o repouso. Isso pode atrapalhar, por exemplo, o sono, e consequentemente levar a ansiedade e depressão.

Sua perna treme enquanto está parado? Veja como resolver

Primeiramente, é preciso descobrir por que sua perna treme, já que o tratamento depende da causa subjacente. Por exemplo, no caso de ansiedade, o ideal é tratar esse transtorno especificamente.

LEIA MAIS: Cinco hábitos para evitar e ter um envelhecimento saudável

Já no caso da SPI, é necessário fazer uso de medicamentos específicos, principalmente nos momentos em que ela se manifesta com mais intensidade.

Além disso, é válido adotar um estilo de vida mais saudável para prevenir ou, pelo menos, aliviar os sintomas. Isso inclui a prática de atividades físicas, o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho, bem como ter uma quantidade adequada de sono.

Portanto, se você descobriu por que sua perna treme enquanto está sentado, é hora de buscar o tratamento adequado e, assim, ter uma melhor qualidade de vida!

Você pode gostar também