Por que seu cachorro vive te seguindo pela casa? Veja 6 motivos!

Desvendando os motivos pelos quais seu cãozinho não desgruda de você

É uma situação bastante usual: você está em casa, resolve caminhar até a cozinha para pegar um lanche, e lá está ele, seu fiel amigo de quatro patas, te acompanhando como se fosse sua sombra. Talvez você se questione: “Por que meu cachorro age dessa forma?”.

Mesmo que essa ação gere curiosidade, ela também aquece nossos corações. Mas por que os cães agem assim? Vamos descobrir mais sobre essa atitude canina.

1. Instinto de matilha

Naturalmente, cães são animais sociais que vivem em grupos. Antes da domesticação, eles faziam parte de matilhas, onde caçavam e se protegiam mutuamente. Esse instinto ainda se manifesta no ambiente doméstico.

Você, estimado leitor, é percebido pelo seu pet como o líder da matilha. Ele deseja estar perto para se certificar de que tudo está em ordem e de que faz parte deste círculo íntimo.

LEIA MAIS: Pets gigantes: Conheça as 9 maiores raças de cães do mundo!

2. Dependência emocional

Assim como os seres humanos, cães também são emocionais. A nossa companhia é confortante para eles. Quem não gosta de estar perto de quem se ama? Quando o cão te segue, na maior parte do tempo, ele busca proximidade, carinho e atenção. É uma maneira simples e clara de expressar: “Ei, eu gosto de estar com você!”

3. Curiosidade canina

Os cães são curiosos por natureza. Se você se levanta e se dirige a outro cômodo, é provável que seu amigo peludo se pergunte: “O que está acontecendo? Estou perdendo algo interessante?”. Eles querem estar a par de tudo, para não perder nenhum acontecimento — ou guloseima!

4. Reforço positivo

Se, ao te seguir, o cão recebe algum tipo de afeto ou um petisco, ele rapidamente associa essa ação a algo positivo. Trata-se do bem-conhecido reforço positivo. Dessa forma, o que começou como uma simples manifestação de curiosidade ou afeto pode virar um hábito alimentado pelas recompensas que ele recebe.

5. Proteção

Para muitos cães, seguir seus donos também é uma maneira de oferecer segurança. Eles se enxergam como guardiões e querem assegurar que você esteja bem. Então, não estranhe se o seu cão se colocar entre você e a porta quando alguém se aproximar, ou se ele ficar alerta a qualquer ruído enquanto você está desatento. Ele está apenas cumprindo sua função de cão-guardião!

6. Rotina e previsibilidade

Os cães adoram rotinas. Se você segue um padrão regular, como ir à cozinha depois do trabalho, seu pet nota e se antecipa a esses momentos. Ele simplesmente compreende que é a hora do passeio, do snack ou do carinho e quer estar perto para desfrutar.

LEIA TAMBÉM: 10 animais de estimação ideais para quem tem alergia

Entenda o que seu cão deseja expressar

Equipado com esse leque de informações, você agora pode olhar para seu fiel companheiro com uma nova perspectiva quando ele decidir te acompanhar até nas atividades mais simples. Valorize esses instantes.

O tempo que dedicamos aos nossos pets é valioso, e esse comportamento, por vezes percebido como “grudento”, é apenas mais uma das inúmeras formas que eles têm de demonstrar carinho e lealdade.

Portanto, na próxima vez que for à cozinha e sentir as patinhas te acompanhando, sorria e agradeça por ter uma companhia tão fiel e afetuosa ao seu lado. Quem sabe, compartilhe um petisco!

Gostou deste artigo e quer ver mais conteúdos semelhantes? Então continue navegando pelo Rotas de Viagem!

Você pode gostar também