Você sabia? Assentos de avião podem ser vendidos para mais de uma pessoa! – Entenda

Você sabe o que é overbooking?

- Tempo de leitura: 2 minutos -

O overbooking é a maneira da companhia aérea garantir que não haja assentos vazios na decolagem. É exatamente o que parece – uma companhia aérea vende mais passagens do que assentos no avião. Eles fazem isso para garantir um avião cheio na decolagem. Os assentos vazios são um prejuízo financeiro para as companhias aéreas.

Os especialistas em viagens alertam que cerca de 150 passagens são vendidas para cada 100 assentos disponíveis, então você sem dúvida esteve em um voo com overbooking. De acordo com informações da CNN, a British Airways admitiu vender mais de 500.000 assentos em um único ano, fazendo com que 24.000 passageiros tivessem que ser retirados dos voos. E esse é apenas um exemplo.

Motivo

O motivo da reserva excessiva das companhias aéreas é maximizar o lucro. As companhias aéreas querem evitar a todo custo assentos vazios, e vender passagens em excesso é uma ótima maneira de fazer isso. A lógica é compreensível, considerando que a probabilidade estatística de todos os passageiros com um bilhete válido fazendo check-in no horário é inferior a 1 em 10.000.

Há muitos motivos pelos quais uma companhia aérea vende passagens em excesso. A primeira é que os passageiros muitas vezes simplesmente não comparecem aos voos e nem se dão ao trabalho de cancelar. Esses indivíduos são conhecidos como “ausentes” na indústria da aviação. 

Outro motivo pelo qual os voos estão com excesso de vendas é porque as companhias aéreas esperam que uma porcentagem de pessoas venha de voos de conexão – voos que podem sofrer atrasos ou serem cancelados. Um atraso de 20 minutos no primeiro voo pode ser a diferença entre embarcar e não embarcar no voo de conexão.

O overbooking é legal?

Sim, o overbooking é totalmente legal. As companhias aéreas estão sujeitas a regulamentações mas, como essas regulamentações são seguidas, o overbooking é uma prática totalmente legal. 

Na verdade, se o overbooking se tornasse ilegal, o preço das passagens aéreas provavelmente aumentaria. O overbooking ajuda as companhias aéreas a garantir que seus aviões estarão lotados, permitindo-lhes manter os bilhetes baratos.

O overbooking pode dar errado, no entanto, quando os passageiros se recusam a ser retirados do voo. Embora a maioria das companhias aéreas busque resolver os problemas antes que os passageiros comecem a embarcar, há casos em que os passageiros devem ser retirados dos voos. Neste caso a ANAC protege os direitos do passageiro.

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->