Pneu que não fura já tem previsão de lançamento! Veja uma vantagem pouco conhecida
Conheça a tecnologia envolvida nesse sistema
A tecnologia avança e várias questões acabam sendo revisadas e substituídas por algo mais atual. Nesse caso, a Michelin busca reinventar o pneu. Para eles, o conceito básico de um círculo composto por ar já está ultrapassado e necessita de uma repaginada. Com isso, o protótipo conhecido como UPTIS (sigla para Sistema Único de Pneu à Prova de Furos) não necessita ser inflado com ar, portanto ele nunca fura, sendo muito mais durável e sustentável. Tudo isso sem abrir mão da segurança dos passageiros e da eficiência do veículo.
Como funciona o pneu sem ar?
Em criação desde 2017 em parceria com outras empresas, o pneu possui uma estrutura externa resistente. E por não precisar de uma pressão de ar interna, não necessita de calibração e não perde pressão após a utilização.
LEIAS MAIS: Calibração do pneu: Como devo fazer e qual a pressão correta?
Além do mais, o pneu conta com uma lateral vazada e uma banda de rodagem convencional. Sua sustentação é se garante devido a lâminas de fibra de vidro coberta por borracha, dando mais flexibilidade e amortecimento.
Assim, quem testou os pneus garante que eles são bastante confortáveis e não é perceptível nenhuma diferença dos pneus convencionais com ar, já que a estrutura se adapta ao terreno, sem perder aderência.
Qual a vantagem de usá-lo?
Primeiramente, há um grande impacto no meio ambiente, já que cerca de 200 milhões de pneus vão para descarte todo ano. Isso ocorre, pincipalmente devido a furos e rasgos. Isso gera um dano ambiental gigantesco, pois a borracha é um material que demora a se decompor, e ao passar pelo processo de queima libera substâncias tóxicas.
Além disso, o UPTIS é feito com materiais renováveis, que gera baixíssimo impacto ao meio ambiente, além de poder ser feito por uma impressora 3D, representando um baixo gasto operacional.
Por fim, utilizar o UPTIS é um benefício para o motorista que não precisará gastar com novos pneus constantemente, além de não ter que parar para calibrar com frequência.
Quando será lançado?
A previsão é que até 2024 a Michelin possua estoque e que tenha aperfeiçoado ainda mais os pneus para serem comercializados para o mundo.
Gostou desse artigo e quer acessar mais conteúdos como esse? Então basta clicar aqui!