Novas regras para placas de veículos geram “fake news” nas redes sociais – Entenda!

Saiba o que mudou na lei das placas e como evitar as notícias falsas sobre o assunto.

Atualmente, houve a implementação de novas regras para placas de veículos, incluindo a proibição de alterações no chassi e nas placas, além da inclusão de outros tipos de veículos. Com isso, é importante entender as mudanças e ficar atento às notícias falsas.

Notícias falsas sobre dirigir sem uma das placas

Com as alterações, uma das falsas notícias que viralizaram afirmava que dirigir sem uma das placas poderia resultar em pena de 3 a 6 anos de prisão. No entanto, isso não é verdade. Embora seja uma infração gravíssima, dirigir sem uma das placas não é crime.

Booking.com

Assim, quem for pego sem as placas pode receber uma multa de R$ 293,47, 7 pontos na CNH e ter o veículo removido para regularização, conforme o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro.

LEIA MAIS:

Mudanças na lei

Na realidade, uma das mudanças na lei se relaciona à proibição de alterações no chassi e nas placas de veículos, que inclui adulteração, remarcação ou supressão do número de chassi, monobloco, motor ou placa de identificação. Essas, sim, são ações criminosas, conforme o artigo 311 do Código Penal, podendo resultar em pena de 3 a 6 anos de prisão.

Outra mudança importante é que a nova lei inclui outros tipos de veículos além dos automotores, como carretilhas, reboques e outros implementos rodoviários. Isso foi feito para coibir o roubo de carga e equipamentos.

É importante lembrar que as notícias falsas podem causar pânico e confusão, especialmente entre os motoristas mais jovens. Logo, sempre verifique a fonte da informação antes de compartilhar algo nas redes sociais.

Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também