Pesquisa revela o ranking com os 25 países ideias para viver a aposentadoria
Saiba qual é o melhor lugar para se aposentar com segurança financeira, saúde e bem-estar material, de acordo com o Índice Global de Aposentadoria de 2023 da Natixis. Confira!
Em um cenário global onde as preocupações com a segurança financeira e qualidade de vida na aposentadoria estão em constante crescimento, a empresa de gestão de patrimônio Natixis apresenta o Índice Global de Aposentadoria de 2023, uma análise profunda de 44 nações, considerando aspectos importantes como Saúde, Bem-estar Material, Qualidade de Vida e Finanças da Aposentadoria.
Noruega lidera, enquanto França enfrenta desafios fora do Top 20
Na corrida pela melhor condição para a aposentadoria, a Noruega mantém sua posição de destaque, seguida de perto por Suíça, Islândia e Irlanda, formando o quarteto líder inalterado desde 2022.
LEIA MAIS: 10 dicas para você sair do óbvio e se destacar na multidão
O país nórdico conquistou o primeiro lugar devido às suas altas pontuações em saúde e bem-estar material, alimentadas por uma baixa taxa de desemprego de 3,8%.
A segurança financeira dos aposentados que escolherem a Noruega pode ser assegurada, garantindo estabilidade em seus anos de descanso. O aumento da expectativa de vida durante a pandemia, atingindo impressionantes 83,3 anos, foi um dos fatores fundamentais para a posição do país.
Enquanto isso, a França, embora seja conhecida por seu charme e estilo de vida, encontra-se fora do top 20 por uma decisão controversa. A decisão de aumentar a idade para aposentadoria para 64 anos em 2023 gerou críticas, colocando os idosos em uma posição desconfortável e prolongando o tempo de contribuição para sustentar os impostos salariais destinados a financiar benefícios de reforma.
Austrália ganha destaque entre os países não europeus
No cenário global, a Austrália brilha na sétima posição, liderando entre os países não europeus. Seu quinto maior sistema de fundos de pensões do mundo, avaliado em mais de 3 bilhões de dólares, garante à Austrália uma posição privilegiada, segundo a Bloomerang.
O país oferece uma sólida infraestrutura financeira para os aposentados, proporcionando-lhes segurança e estabilidade durante a fase de aposentadoria.
O Índice Global de Aposentadoria destaca as nuances nas políticas de diferentes nações, refletindo as mudanças nos paradigmas de aposentadoria. Como mencionado acima, a França, por exemplo, conhecida por sua cultura atraente, enfrenta agora a batalha de se adaptar a uma população que envelhece, impondo uma elevação da idade para aposentadoria.
LEIA TAMBÉM: 7 dicas para projetar confiança usando a linguagem corporal
TOP 25: Melhores países para se aposentar no mundo
A seguir estão os 25 primeiros países no Índice Global de Aposentadoria de 2023 e a pontuação recebida por cada um deles.
- Noruega – 83%
- Suíça – 82%
- Islândia – 81%
- Irlanda – 80%
- Luxemburgo – 79%
- Holanda – 79%
- Austrália – 78%
- Nova Zelândia – 77%
- Alemanha – 76%
- Dinamarca – 76%
- Áustria – 75%
- Canadá – 74%
- Finlândia – 74%
- Suécia – 74%
- Eslovênia – 73%
- Reino Unido – 73%
- Bélgica – 72%
- Israel – 72%
- República Checa – 72%
- EUA – 71%
- Coreia do Sul – 70%
- Malta – 69%
- França – 69%
- Japão – 68%
- Estônia – 67%