Pesquisa revela a cidade mais rude do Brasil; veja o ranking indesejado!
Alguns critérios comportamentais foram considerados para chegar a essa conclusão.
A cidade de Goiânia é muito representada por ser a terra do sertanejo, ser recheada de verde natural e possuir muita cultura. No entanto, quando falamos de educação, gentileza e simpatia, há indícios que apontam que a cidade deixa a desejar. Nesse sentido, a plataforma Preply fez uma pesquisa com base em alguns critérios comportamentais e indicou que Goiânia é a cidade mais mal-educada de todo o Brasil.
Condução da pesquisa
O estudo usou critérios desfavoráveis, incluindo, por exemplo, falar alto em público e usar celular em áreas abertas sem fone de ouvido. Além disso, o estudo pediu a moradores de 15 metrópoles que descrevessem com que frequência presenciam 12 atitudes ofensivas na cidade onde moram.
Ademais, perguntou-se aos participantes se eles achavam que os residentes locais eram mais desagradáveis do que os visitantes e o que achavam de dar gorjeta. Ao final, cada comportamento recebeu uma pontuação e, a partir delas, foi calculada uma pontuação geral.
LEIA MAIS: Coisas rudes que você NUNCA deve fazer ao viajar em grupo
As 10 cidades mais mal-educadas
Goiânia, que representou a região Centro-Oeste nesse ranking, foi apontada como a cidade mais mal-educada do país, com a pontuação média de 6,76. O Rio de Janeiro ficou em segundo lugar, com média de 6,58. Para completar o top 3, está Porto Alegre, com pontuação de 6,50:
- Goiânia — 6,76;
- Rio de Janeiro — 6,58;
- Porto Alegre — 6,50;
- Salvador — 6,49;
- Belo Horizonte — 6,48;
- Manaus — 6,41;
- Fortaleza — 6,40;
- São Paulo — 6,34;
- São Luís — 6,26;
- Belém — 6,22.
LEIA TAMBÉM: Um breve histórico de dez belas cidades planejadas do Brasil
As 5 cidades mais bem-educadas
Das 15 cidades estudadas, Brasília (5,74), no Centro-Oeste, Natal (5,85), no Nordeste, e Curitiba (5,91), no Sul, mostraram que cada região do país tem seus próprios representantes quando o quesito é boa educação. Confira:
- Brasília — 5,74;
- Natal — 5,85;
- Curitiba — 5,91;
- Campinas — 5,93;
- Recife — 6,07.
Conclusão da pesquisa
É crucial lembrar que nem todos os lugares apresentados são desagradáveis ou mal-educados, apenas podem manter alguns costumes que os outros consideram ofensivos no dia a dia. Segundo a especialista em divulgação da Preply, Yolanda Del Peso, o ranking buscou aferir esse grau de desconforto.
Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!