Pedalar sem medo: Regras de ouro para sua segurança nas ruas!

Pedalar é um esporte libertador, mas também pode ser perigoso. Por isso, separamos alguns itens e atitudes essenciais para garantir que você se sinta mais tranquilo durante a prática dessa atividade.

A atividade física é essencial para o corpo humano e escolher o ciclismo como exercício diário é uma ótima opção, pois é uma modalidade que cresce cada vez mais. No entanto, existem cuidados relacionados à execução dessa prática. Por isso, hoje trouxemos quais são as regras e os itens indispensáveis para a sua segurança no ciclismo. Confira a seguir.

Dicas de segurança na hora de pedalar

Dividir as ruas, avenidas e estradas com os automóveis não é uma tarefa simples. No ano de 2022, houve um aumento de 8% em acidentes envolvendo ciclistas e carros.

Nesse sentido, o atleta não pode menosprezar os protocolos a serem seguidos para garantir a sua segurança e deve sempre ficar atento durante a prática.

LEIA MAIS: Dicas de viagem para quem curte aventura – Veja as tendências!

Entre os itens essenciais para a segurança está o capacete, para evitar lesões e fraturas cranianas em um eventual acidente. Não menos importante, nessa lista também estão presentes as luvas, com a função de proteger as mãos, pois, em uma queda, o seu primeiro reflexo é colocá-las no chão.

Finalizando os itens e entrando no quesito de regras de trânsito para os ciclistas, sua bicicleta deve ter uma boa iluminação de sinalização. Assim, todos no local conseguem te ver, tanto os motoristas como os pedestres.

Sendo assim, esses equipamentos são obrigatórios durante as práticas nas ruas, assim como algumas normas de “boa convivência”.

Regras de trânsito

Por exemplo, o ciclista deve se posicionar a 1,5 m de distância de todos os veículos para não haver problemas. A preferência em cima da linha é da bicicleta, no entanto, o pedestre prevalece em relação aos outros dois.

LEIA TAMBÉM: Bicicleta elétrica vale a pena? Confira cinco motivos para você ter uma!

Ademais, a circulação deve ser em vias próprias à modalidade, como ciclovias e ciclofaixas. No entanto, na ausência delas, pode-se usar acostamentos, seguindo sempre no sentido do fluxo dos automóveis.

Para encerrar, sempre se lembre de manter uma boa hidratação, conhecer as normas e nunca vacilar durante a atividade. Seguindo todas essas recomendações, sua segurança no ciclismo será garantida.

Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também