De que é feito o Pastel de Nata – famoso doce português?

Confira o que leva no preparo deste clássico português

Como brasileiros, a influência portuguesa está presente em diversos aspectos de nossas vidas, não é mesmo? Além do idioma, as festas religiosas e a arquitetura, existe outro ponto que nos liga de maneira muito forte: a culinária. A terra do bacalhau e vinho, assim como o Brasil, conta com alguns clássicos de lamber os beiços, como o pastel de nata. Ainda assim, muitas pessoas não sabem o que está presente em sua receita, mesmo sendo um doce relativamente fácil de fazer. Ficou curioso? Confira abaixo do que são feitos os pastéis de nata.

A culinária portuguesa

Para muitos, a culinária portuguesa é lembrada especialmente pelos frutos do mar. Além disso, contam com uma culinária com cortes e carnes muito interessantes, como o frango piri-piri. No entanto, quando falamos sobre um prato que nos transporta imediatamente para o centro de Lisboa quando o provamos, com certeza é o pastel de nata que surge na mente. Encontrado em praticamente qualquer padaria do país, é quase impossível não se deliciar com o doce.

LEIA MAIS: Neve em Portugal? Confira quais as cidades que nevam no país!

Dessa forma, é possível achar até mesmo estabelecimentos especializados e premiados por servir os melhores pastéis de nata da capital. Ainda assim, é importante entender que ele é uma criação de Belém, onde há cerca de 2 séculos os padres e monges utilizavam claras de ovo para lavar suas roupas. Como sobravam muitas gemas, começaram a usá-las em sobremesas, e dessa forma nasceu esse aclamado prato.

Do que é feito o pastel?

Basicamente, o pastel de nata é como uma mini torta feita com massa folhada e cremes de ovo. Para aqueles que o provam, a massa dá uma crosta um pouco crocante, ao passo que os ovos criam um contraste bem cremoso. Por conta disso, a experiência de prová-lo é muito diferente dos doces que já estamos acostumados. Quando bem feito, ele é crocante e amanteigado por fora, mas muito macio e doce por dentro.

LEIA TAMBÉM: O que fazer na cidade do Porto: Pontos turísticos

Ou seja, você só precisa de manteiga, farinha de trigo, água, sal e ovo para se deliciar e se sentir um pouco em Portugal. Além disso, é possível encontrar variações do mesmo, algumas delas contando até com cascas de limão para dar um outro toque ao doce.

Gostou deste artigo? Você pode encontrar muitos outros aqui mesmo no Rotas de Viagem.

Você pode gostar também