Paris pretende adotar medidas ousadas contra donos de SUVs – Entenda!

Paris em transformação sustentável - Conheça as novas mudanças propostas

Paris tem sido uma pioneira no movimento global em direção a cidades mais sustentáveis e habitáveis.

Sob a liderança da prefeita Anne Hidalgo desde 2014, a capital francesa tem implementado uma série de políticas voltadas para a redução do impacto ambiental e do congestionamento urbano, visando melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. A última novidade está relacionada ao uso de SUVs na cidade. Continue a leitura e entenda!

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Redução do uso de SUVs

Recentemente, Paris realizou um referendo onde os cidadãos votaram pela introdução de medidas que tornarão a vida dos proprietários de veículos utilitários esportivos (SUVs) mais difícil e custosa – literalmente.

A prefeita Anne Hidalgo argumentou que os SUVs causam danos ambientais significativos, impactando na qualidade do ar que os moradores e visitantes respiram, buscando assim uma medida para reduzir sua presença nas ruas da cidade.

Dessa forma, para desencorajar o uso dos veículos da categoria, Paris está implementando tarifas de estacionamento mais altas. Os proprietários enfrentarão um aumento significativo nos custos de estacionamento, com preços chegando a 225 euros por 6 horas no centro da cidade. Essas medidas visam reduzir a presença de SUVs e gerar receita para investimentos em transporte público e infraestrutura urbana.

Com a aprovação da proposta da política socialista, para os carros com motores de combustão ou híbridos plug-in que pesam mais de 1,6 toneladas, ou 2 toneladas para os elétricos, o preço do estacionamento na Paris central triplicará para 18 euros por hora.

Mas, é importante frisar que existirão exceções, como para pessoas que trabalham na área da saúde, taxistas estacionados em faixas especiais, entre outras.

Mudanças na cidade de Paris

A cidade está passando por uma transformação radical. Além da redução da velocidade dos carros e da criação de zonas de pedestres e ciclovias, Paris planeja diminuir o limite de velocidade nas vias, incluindo o Boulevard Périphérique, a principal rota de locomoção na cidade.

Essas medidas têm como objetivo tornar a cidade mais amigável para os pedestres e reduzir a dependência de veículos motorizados.

Além das medidas já implementadas, a cidade também pretende expandir sua infraestrutura verde, incluindo mais parques, jardins e espaços públicos acessíveis. Para os jogos de 2024, acontecerá, inclusive, a revitalização dos quase 54 hectares do parque junto à Torre Eiffel.

Apoio e críticas

As medidas adotadas têm recebido apoio de grupos ambientalistas, que destacam os benefícios para a qualidade do ar e a segurança no trânsito.

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Contudo, algumas associações de proprietários de automóveis têm expressado críticas às medidas adotadas por Paris, argumentando que as tarifas de estacionamento mais altas penalizam injustamente os proprietários de SUVs e outros veículos pesados.

Além disso, pessoas com visões mais negativas temem que a decisão possa afetar negativamente a indústria automobilística e o turismo. Elas argumentam que medidas mais equilibradas deveriam ser consideradas para garantir um desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo.

Embora a decisão possa agradar alguns e desagradar outros, o fato é que a possibilidade foi levada à voto e, segundo os resultados oficiais, apenas 5,7% dos eleitores se apresentaram. Destes, 54,5% votaram a favor da medida, enquanto 45,5% a rejeitaram. Qual sua opinião sobre isso?

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