5 segredos que explicam a longevidade dos japoneses
Expectativa de vida do japonês é de 84 anos.
Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, homens no Japão podem viver até 81 anos, enquanto para as mulheres a expectativa de vida média é de 88 anos, o que acende o debate sobre os hábitos japoneses para longevidade.
No país cuja expectativa de vida média é de 84 anos, são facilmente encontradas pessoas acima de 100 anos. Em 2021, esse número era de 86 mil pessoas, mas estima-se que em 2023, sejam mais de 90 mil japoneses com mais de 100 anos de vida.
A seguir, confira quais são os segredos que explicam a longevidade dos japoneses. A boa notícia é que alguns desses hábitos podem ser adicionados a sua rotina.
Atividade física
No Japão é comum que as pessoas busquem realizar atividades ao ar livre e se manter em atividade.
Para isso, japoneses caminham bastante, preferem subir escadas e também não deixam de lado o hábito de se agachar, que, segundo a filosofia oriental, fortalece os músculos da região inferior e dos glúteos.
LEIA MAIS: 8 curiosidades peculiares (ou fascinantes) que são culturalmente aceitas no Japão
Ter propósito de vida – Ikigai
Muito conhecida no Brasil através da terminologia Ikigai, que significa buscar um propósito de vida, esta filosofia japonesa também contribui para a longevidade dos seus habitantes.
Por meio do Ikigai a pessoa pode descobrir algo na qual ela é boa e pode verdadeiramente contribuir para o mundo. Assim, aumenta o senso de propósito, que ajuda a se sentir mais conectado e feliz.
Bom sistema de saúde
O sistema de saúde pública no Japão é considerado de excelência e atua principalmente na prevenção, com campanhas que estimulam o consumo de alimentos saudáveis e a redução de açúcar, sal e ultraprocessados.
Alimentação adequada
Peixes, verduras, carboidratos complexos e poucos alimentos ultraprocessados: essa é a realidade da alimentação japonesa, que privilegia a comida fresca e rica em nutrientes.
Salmão, atum e tilápia são peixes muito consumidos no país e são ricos em ômega-3, nutriente essencial para saúde cognitiva e física.
O consumo de chá também está presente na alimentação dos japoneses, que preferem chá-verde. Um dos benefícios desta bebida é justamente a prevenção ao envelhecimento precoce.
LEIA TAMBÉM: Evite estes três hábitos pela manhã que podem acabar com seu dia!
Socialização
Realizar refeições em família e atividades em grupo, são pilares da cultura japonesa com grandes efeitos na saúde mental e, consequentemente, na longevidade.
Gostou desse conteúdo e quer ver outros como este? Selecione a opção “Seguir”, no Google Notícias, e fique por dentro de todas as novidades do Rotas de Viagem em seu smartphone!