Os encantos de Giethoorn, uma vila pitoresca que não tem estradas

No coração da Holanda, a única vila do mundo sem estradas parece ter parado no tempo

Giethoorn, uma vila pitoresca no coração da Holanda, é um lugar onde o tempo parece ter parado. Aqui, a vida se move ao ritmo suave das águas que acariciam os barcos elétricos que avançam lentamente pelos canais. Sobretudo porque Giethoorn é a única vila do mundo sem estradas.

Um paraíso sem carros

Em Giethoorn, não há carros nem poluição. Em vez disso, você encontrará belos canais que correm entre casas repletas de flores. O ruído do motor e o barulho da buzina são meros ecos ausentes, substituídos pelo suave murmúrio das águas e pelo canto dos pássaros.

LEIA MAIS: 12 países e territórios onde não existe Imposto de Renda para seus cidadãos

Isso se dá principalmente porque Giethoorn é uma vila sem estradas. Estreitos caminhos para pedestres e ciclovias permitem passear entre suas encantadoras casas, cafés e restaurantes. No entanto, para chegar à maioria desses lugares, você deve se entregar à magia dos canais.

Quem chegou primeiro a Giethoorn

A história de Giethoorn remonta ao século XIII, quando os primeiros habitantes chegaram fugindo do norte da Itália. Segundo a lenda, os ossos das cabras, vítimas das inundações de 1170 (All Saints Flood), deram origem ao nome da vila: Giethoorn, anteriormente conhecida como “chifre de cabra”.

Mas, até hoje, a meticulosidade do cuidado da única vila do mundo sem estradas é revelada em cada detalhe. O gramado, por exemplo, é um tapete perfeitamente aparado. Os telhados, inclinados para repelir a chuva e a neve, mudam de cor conforme o clima.

E, ao invés de carros estacionados, os terrenos das casas abrigam barcos virados, prontos para levar a família ao trabalho ou à escola.

O melhor jeito de visitar a única vila do mundo sem estradas é de barco

Se só há canais na vila, então explorar Giethoorn exige uma travessia de barco. Alugar uma embarcação, conhecida como “whisper boat” ou barco sussurrante, é fácil e garante um passeio muito agradável.

Sem capitão, o visitante se torna o timoneiro, guiando o barco com movimentos precisos. Como recompensa, é possível desbravar uma vila surreal.

Encravada na zona rural holandesa, Giethoorn não é simplesmente uma vila. Trata-se, principalmente, de um conto de fadas moderno onde os canais são as veias que alimentam a vida.

Longe das cidades agitadas, este recanto holandês convida a mergulhar na simplicidade e na harmonia com a natureza.

Onde fica Giethoorn

Giethoorn é uma vila na província de Overijssel, nos Países Baixos, com uma população de aproximadamente 2.795 habitantes. Está localizada no município de Steenwijkerland, cerca de 5 km a sudoeste de Steenwijk.

Existem várias maneiras de chegar a Giethoorn:

  • De carro: embora seja possível chegar de carro, no centro da vila não é permitido o tráfego de veículos. Por isso, existem vários estacionamentos gratuitos na periferia da vila.
  • Transporte público: não há estação de trem, então a melhor opção é pegar um trem para as estações de Steenwijk ou Zwolle. De lá, é possível seguir de ônibus até a vila.
  • Bicicleta: é possível chegar a Giethoorn de bicicleta a partir de várias cidades holandesas.

Melhor época para visitar a única vila do mundo sem estradas

A melhor época para visitar Giethoorn em termos de clima e paisagem é de junho a setembro. No entanto, essa também é a época mais movimentada.

LEIA MAIS: 10 atrações turísticas para visitar antes que sumam do mapa

Portanto, se você deseja evitar multidões e a alta temporada, outubro pode ser um bom momento para visitar. Mas você terá que se preparar para o frio. Durante a semana, especialmente às segundas-feiras, Giethoorn costuma ser menos movimentada.

A vila é conhecida por suas lindas hortênsias e outras flores, então a estação de floração de meados de abril a meados de outubro também é um ótimo momento para visitar.

Você pode gostar também