De onde veio o nome Bluetooth? E não tem nada a ver com dentes!

Apesar de significar “dente azul” no inglês e o seu símbolo realmente parecer um par de dentes, essa não é a explicação para a sua origem.

- Tempo de leitura: 2 minutos -

Nome dado para a tecnologia de comunicação sem fio que possibilita a transmissão de arquivos e dados entre diversos tipos de aparelhos eletrônicos, o Bluetooth é um recurso que faz parte da nossa rotina há vários anos e surgiu para facilitar o compartilhamento de documentos digitais.

Mas, você já parou para pensar qual é a origem do nome Bluetooth e por que essa tecnologia herdou esse nome?

No inglês, a palavra significa “dente azul” e o ícone da tecnologia realmente parece um par de dentes, mas essa não é a verdadeira explicação para a sua origem. Portanto, se você quer saber como qual a origem do Bluetooth, continue lendo esse artigo até o final para descobrir!

Como surgiu a tecnologia e qual a origem do nome Bluetooth?

Tudo começou no ano de 1996, quando uma série de empresas estavam interessadas em padronizar as indústrias através de um link de rádio de curto alcance, com o objetivo de permitir que elas fizessem conexões entre dispositivos, como fones de ouvido, teclados, computadores, mouses e vários outros.

LEIA MAIS:

Desse modo, enquanto a Nokia contava com um programa chamado de Low Power RF, a Ericsson tinha o programa chamado de MC-Link e a Intel possuía o programa cujo nome era Business-RF.

Diante disso, as organizações estavam em constantes debates a fim de descobrir qual seria a melhor maneira de utilizar apenas um único padrão de rede sem fio. Assim buscava-se evitar a fragmentação das tecnologias nesse setor.

Com isso, ficou claro que seria necessário ter um único nome para a tecnologia para que não ocorressem confusões nessa área. E foi em dezembro de 1996, que todos os envolvidos fizeram uma reunião na fábrica da Ericsson, na Suécia, e a Intel propôs que a tecnologia SIG tivesse o nome de Bluetooth.

Mas por que esse nome?

Harald Blåtand, ou Bluetooth, foi o segundo rei da Dinamarca que ficou famoso, a partir do século 10, após ter unido as tribos vikings na região da Escandinávia, quando as outras nações europeias já estavam se preparando para se defender das invasões dos nórdicos.

Com isso, o nome Bluetooth para a tecnologia se deu pelo fato da intenção ser a mesma: fazer a união do PC com as indústrias de smartphones através de uma ligação sem fio de curto alcance.

Gostou deste artigo? Confira vários outros semelhantes aqui no Rotas de Viagem!

Você pode gostar também
1 comentário
  1. Macarena Rebelde Diz

    É por conta de dente sim, o rei era chamado por esse nome por conta da cor de seus dentes.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->