VocĂȘ pode ser multado por usar o suporte de celular no carro? Confira!

Veja o que o CTB diz a respeito dessa situação.

Os suportes de celular sĂŁo bastante usados pelos motoristas pela sua praticidade. Mas serĂĄ que o uso Ă© permitido pela lei de trĂąnsito brasileira? Veja o que a lei diz sobre o assunto e se Ă© ou nĂŁo proibido usar o suporte de celular.

O que a lei diz sobre mexer no celular enquanto dirige?

No Brasil, as autoridades de trĂąnsito consideram uma infração mexer no celular enquanto se estĂĄ transitando, sujeitando o infrator a uma multa. Essa conduta pode ser enquadrada como uma infração mĂ©dia, de acordo com o CĂłdigo de TrĂąnsito Brasileiro (CTB), que proĂ­be o motorista de “usar o telefone celular” ao volante.

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A multa para essa infração é de R$ 293,47, além de gerar sete pontos na carteira de habilitação do condutor. Além disso, a conduta pode ser considerada uma infração gravíssima. A penalidade pode ser ainda mais severa se o uso do celular causar alguma distração ou impedir o condutor de ter o controle do veículo, colocando em risco a segurança no trùnsito.

Se o agente de trùnsito notar que o motorista estava sem as duas mãos no volante, ele poderå acrescentar o valor de R$ 130,16, além de quatro pontos na carteira.

O que a lei diz sobre o uso de suporte de celular?

Por existir diferentes possĂ­veis interpretaçÔes sobre a situação, uma regra ainda nĂŁo foi estabelecida. Uma primeira interpretação Ă© que quando vocĂȘ estiver mexendo no celular (enquanto no suporte), ele serĂĄ considerado um acessĂłrio ou equipamento que faz parte do carro. Sendo assim, nĂŁo serĂĄ configurado como uma infração.

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Por outro lado, uma segunda interpretação que os agentes de trùnsito podem ter é que, na verdade, o motorista estar com uma das mãos fora do volante pode, sim, ser considerado um descumprimento da lei. Assim, pode ser necessåria uma notificação ou multa.

Por fim, destacamos a importùncia de dizer que a lei sobre o motorista não poder dirigir sem uma das mãos não engloba novas profissÔes, como, por exemplo, os motoristas de aplicativos. Isso porque esses motoristas utilizam o celular como ferramenta de trabalho. E nesses casos específicos, o responsåvel pela fiscalização do trùnsito é quem deve decidir a melhor maneira de interpretar a situação.

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