O sal do himalaia é mais saudável que o sal comum? Saiba a verdade!

Veja se o famoso sal do himalaia tem características especiais que justificam seu preço.

- Tempo de leitura: 2 minutos -

Indo direto ao ponto: sal é sal, não importa de onde venha ou que nome cativante tenha. O importante é reduzir seu uso e não consumir mais do que a quantidade recomendada . Então, por que o sal do Himalaia se tornou mais popular que o sal comum?

O sal do Himalaia é obtido de uma mina de sal no Paquistão (o Himalaia é uma cordilheira que se estende por vários países asiáticos). Apresenta-se ao consumidor na forma de cristais rosa para serem moídos antes de serem usados ​​ou consumidos.

98% do sal do Himalaia é cloreto de sódio, enquanto 99% do sal comum é cloreto de sódio. 1 grama de cloreto de sódio (fórmula química ClNa) contém 400 mg de sódio e 600 mg de cloreto. Portanto, o sal rosa tem praticamente a mesma quantidade de sódio que o sal comum.

É mais saudável que o sal comum?

Costuma-se dizer que o sal do Himalaia é mais saudável que o sal comum, pois possui maior teor de minerais como cálcio, magnésio, potássio, entre outros. No entanto, a contribuição do sal rosa para o valor diário recomendado de cada um desses minerais é insignificante em comparação com o que outros alimentos considerados fontes desses minerais contribuem.

Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda consumir menos de 5 gramas de sal por dia (equivalente a 1 colher de chá de sal fino). Esta recomendação destina-se a prevenir a hipertensão arterial e reduzir o risco de doença cardiovascular em adultos. Portanto, mesmo consumindo a quantidade máxima diária recomendada pela OMS, seria impossível ter uma ingestão significativa de minerais com essa quantidade de sal rosa.

LEIA MAIS: Os benefícios secretos do Orégano que você precisa conhecer

Por que é mais caro que o sal comum?

O preço é a principal e única diferença entre o sal do Himalaia e o sal comum . O sal rosa tem um custo muito maior do que o sal comum devido à sua origem, forma de apresentação e por possuir maior teor de minerais.

O ditado “a comida entra pelos olhos” pode ser uma das razões pelas quais o sal do Himalaia é atraente, pois vem em cristais lindamente coloridos. Além disso, seu nome está associado àquela serra mítica que atrai tanta gente e todos nós gostamos de histórias interessantes.

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->