O que você precisa saber sobre o Pix Automático – O que muda? Como funciona?

Nova modalidade promete facilitar a vida das pessoas e tem previsão de funcionar a partir de 2024

Gosta do Pix e acha que facilitou sua vida? Espere até conhecer o Pix Automático, modalidade que entra em vigor no próximo ano. Segundo o Banco Central, o objetivo é transformar os pagamentos recorrentes, trazendo maior comodidade para os consumidores.

A previsão é de que o serviço passe a funcionar em abril de 2024. Inicialmente, o novo sistema funciona como débito automático, mas com abordagem diferente e autorização prévia dos usuários.

O Pix Automático se aplica a empresas de todos os tamanhos e segmentos, incluindo contas de serviços públicos, como energia elétrica, gás e telefonia, além de mensalidades de academia e serviços de streaming.

LEIA MAIS: Pesquisa relaciona seu padrão de sono a quanto dinheiro você ganha – Entenda!

Pix Automático: uma inovação nos pagamentos recorrentes

O que é o Pix Automático? É uma inovação que promete transformar a maneira como realizamos pagamentos recorrentes.

O produto oferece a comodidade de ter os valores de contas debitados automaticamente, sem a necessidade de constantes autorizações. O Banco Central destaca que o objetivo principal dessa ferramenta é tornar os pagamentos periódicos mais acessíveis a todos.

Após o lançamento, os usuários podem autorizar pagamentos antecipadamente por meio do aplicativo do banco ou usando QR Code ou Pix Copia e Cola. Isso elimina a necessidade de autenticação em cada transação, proporcionando uma alternativa descomplicada ao tradicional débito automático.

Além disso, o Pix Automático permitirá que você pague com facilidade contas de academia, escola, condomínio, serviços de streaming e muito mais.

Quem pode usar o Pix Automático?

O Pix Automático estará disponível tanto para pessoas físicas quanto para empresas de todos os segmentos e tamanhos. Isso elimina a restrição que limitava o débito automático a grandes corporações.

Portanto, qualquer pessoa ou empresa poderá usufruir desse recurso.

O Pix Automático será gratuito?

Para pessoas físicas, o Pix Automático será gratuito, proporcionando uma maneira conveniente e acessível de gerenciar pagamentos recorrentes.

No entanto, as empresas poderão ser tarifadas no momento do recebimento. O sistema oferecerá funções adicionais, como a definição de limites máximos para débitos, além da possibilidade de cancelar autorizações a qualquer momento.

Além disso, o Pix Automático simplificará a gestão de pagamentos recorrentes, reforçando a segurança nas transações.

Quando começa o Pix Automático?

Até o momento, a data oficial de lançamento do Pix Automático está prevista para abril de 2024, segundo o Banco Central. Embora a nova modalidade pudesse já estar em operação, alguns contratempos pontuais adiaram a agenda original de lançamento.

Vale lembrar, também, que o Pix Automático se junta a outras modalidades que envolvem esse método de pagamento, como o Pix Garantido e o Pix Open Finance.

A promessa é simplificar ainda mais a maneira como realizamos nossos pagamentos e fortalecer a inovação financeira no Brasil.

LEIA TAMBÉM: 5 coisas para não fazer com seu dinheiro em uma viagem

Por que o Pix Automático é tão bom?

Como já mencionamos, o recurso promete simplificar significativamente a vida dos consumidores. Primeiro, porque, com a autorização prévia para débitos recorrentes, os pagamentos serão efetuados automaticamente.

Sem precisar das transferências manuais ou pagamentos mensais, a pessoa ganha uma experiência mais prática e conveniente. Além disso, economiza tempo e reduz o risco de esquecimentos e atrasos.

O Pix Automático também contribuirá para a redução dos custos administrativos, beneficiando tanto as empresas quanto os clientes.

Ou seja, assim como o Pix tradicional revolucionou as transações financeiras no Brasil, o Pix Automático promete melhorar o mercado financeiro!

Gostou deste artigo e quer ver mais conteúdos semelhantes? Então continue navegando pelo Rotas de Viagem!

Você pode gostar também