O que você precisa saber sobre a incrível Praia de Vidro da Califórnia

Situada no norte do estado, tem acesso fácil e guarda lendas com marinheiros e sereias para explicar sua exótica formação.

Reza a lenda que uma sereia nutria amor platônico por um marinheiro e domou o mar revolto para salvar sua vida. Netuno  então ficou furioso e a baniu para as profundezas. Desde então, suas lágrimas caem como vidro do mar, as lembranças de amor não correspondido. Será essa a origem da incrível Praia de Vidro da Califórnia, mais uma dessas gratas surpresas litorâneas?

O litoral do norte da Califórnia tem ondas, penhascos e encostas que já abrigaram florestas de sequoias. Infelizmente, a maior parte foi sacrificada para construir a cidade de São Francisco durante a Corrida do Ouro. Mas, a natureza resiste e, conforme a Rodovia 1 passa pelo antigo Fort Ross, as florestas novamente dominam entre as aldeias.

Hoje, as cidades que, outrora, tinham economia voltada para a exploração de madeira se voltaram para a atividade turística. Seus moradores aproveitam a herança vitoriana para atrair visitantes com galerias, livrarias e restaurantes charmosos. Os amantes da natureza podem apreciar as suas trilhas e mirantes. Mas, o que chama bastante gente para a região é o fenômeno de Glass Beach, um “tapete de vidro” com pequenas enseadas pelo Oceano.

Fatos interessantes sobre a incrível Praia de Vidro da Califórnia

Não sabemos se as lágrimas de sereias apaixonadas realmente levam vidro à praia, mas o fato é que material pode ser encontrado em depósitos arenosos das enseadas próximas ao Parque Estadual MacKerricher, em Fort Bragg. O mais famoso é a Glass Beach, situada dentro do parque. Para saber como a praia foi realmente formada, é bom deixar as lendas e histórias românticas de lado!

A Glass Beach (Praia de Vidro), em Fort Bragg, na Califórnia
A Glass Beach, em Fort Bragg, na Califórnia

O grande terremoto de 1906 devastou São Francisco e, também, Fort Bragg. Porém, antes da tragédia, as pessoas costumavam armazenar lixo em suas propriedades e reutilizar o que podiam. O desastre veio e, para que a reconstrução começasse, as casas derrubadas, lojas e todo o lixo precisaram ser removidos. Muita coisa foi queimada ou demolida rumo ao oceano, prática que continuou por décadas. 

Contudo, para a surpresa da comunidade, a maior parte do lixo permaneceu nas enseadas costeiras. Acredita-se que garrafas e cerâmicas quebradas, janelas de vidro e espelhos caíram nas ondas e se tornaram vidro do mar. O lixo ficou na praia até a década de 1960, quando começou a limpeza do litoral e foi revelado o fenômeno da Glass Beach. Os cacos foram sendo despejados na areia com cada onda. 

Apesar da origem quase mundana, é importante considerar que demora anos para que o vidro envelheça até criar o brilho fosco e corrosões únicas associadas ao vidro marinho. E, os pedaços encontrados em Glass Beach são redondos e macios, ao contrário dos copos a que estamos acostumados.

Praia de Vidro, na Califórnia
Praia de Vidro

Mas, afinal, é uma praia ou mar de vidro?

Como o vidro em Glass Beach veio de muitas fontes diferentes, outros produtos químicos interagiram no processo de desgaste, formando cristais nas superfícies de algumas das peças. O vidro depositado em água doce escapa do processo de corrosão devido à diferença de pH. Alguns especialistas argumentam que o vidro de água doce é um tipo de “vidro de praia”, enquanto o vidro de água salgada deve ser chamado de “vidro do mar”.

Glass Beach (Praia de Vidro) na Califórnia: O “vidro de mar” da praia em detalhes
O “vidro de mar” da praia em detalhes

Como se o próprio fenômeno não fosse suficiente, a Praia de Vidro da Califórnia tem cores muito interessantes. Segundo colecionadores, a maior parte do vidro marinho é verde, marrom e transparente, cores que correspondem a itens comumente descartados no mar, incluindo garrafas de cerveja e refrigerante. Às vezes, pedaços de cerâmica ou porcelana emergem do mar. Vidros de cores lavanda, rosa, vermelho e azul são mais raros.

O que fazer na Praia de Vidro da Califórnia?

» Visite o Museu Internacional do Vidro do Mar

Praia do Vidro, na Califórnia: Museu Internacional do Vidro do MarMuseu Internacional do Vidro do Mar

O capitão Cass Forrington conta aos visitantes tudo sobre o vidro do mar da Costa de Mendocino. O pequeno museu está situado atrás da Rodovia 1, entre Mendocino e Fort Bragg. 

» Vá até Pudding Creek Beach

Pudding Creek Beach (Fort Bragg, CA)
Pudding Creek

Faça a trilha que sai de MacKerricher até Pudding Creek Beach. Vale a pena explorar esta praia de belas vistas para as piscinas naturais na pequena e pitoresca enseada pontilhada de afloramentos rochosos. 

» Visite Old Haul Road Beach

Old Haul Road Beach, Fort Bragg, CA
Old Haul Road Beach, Fort Bragg, CA

A dez milhas ao norte de Mendocino, Fort Bragg mantém suas raízes de classe trabalhadora. Os barcos de pesca comercial e esportiva ainda ancoram no abrigo profundo do porto do rio Noyo. A cidade tem uma pequena rua de lojas, um Starbucks e vários restaurantes.

Como chegar à Glass Beach?

Chegar à Praia de Vidro da Califórnia é bem simples. Basta seguir a pé do estacionamento gratuito na Glass Beach Drive, a alguns quarteirões a oeste da Highway 1 da West Elm Street. Use sapatos ou sandálias, pois pode ser necessário escalar entre as rochas para chegar às pequenas praias e enseadas onde o vidro é encontrado. Mas, é importante ter cuidado ao visitar a praia. 

As enseadas e falésias do Parque Estadual MacKerricher são locais dinâmicos e as marés baixas costumam revelar muito mais do que vidro. Caranguejos, moluscos, anêmonas e plantas aquáticas vivem entre as rochas e poças. Tome cuidado ao explorar a praia, pois as ondas podem ser perigosas ao longo da costa de Fort Bragg. Por isso, as crianças devem ser vigiadas de muito perto. 

Cães precisam permanecer com coleira. Outra recomendação importante é permanecer nas trilhas, pois os penhascos arenosos podem desabar, especialmente após uma das frequentes tempestades na área. E, jamais tire uma peça de vidro da própria praia, pois é proibido! Se quiser levar uma lembrança, compre-a na loja de presentes do Museu Internacional do Vidro.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.