O que vai mudar com o Auxílio Brasil? Quem terá direito ao benefício? – Confira!

Novo auxílio do governo Bolsonaro vai atender os beneficiários do Bolsa Família e famílias em situação de extrema pobreza.

- Tempo de leitura: 1 minuto -

O Bolsa Família vai ser transformado em um novo benefício. O Auxílio Brasil foi criado pela gestão do presidente Jair Bolsonaro e segue as mesmas regras do antigo programa de distribuição de renda. A medida provisória para colocar o programa em ação já foi mandada para o Congresso Nacional.

Para que o auxílio de Bolsonaro possa entrar em prática, ele precisa da aprovação dos parlamentares em um prazo de 120 dias. Somente após essa aprovação que o Auxílio Brasil se tornará um programa definitivo. 

O governo está enfrentando um problema para bancar o Auxílio Brasil. Para não ultrapassar o teto de gastos, a administração federal teve que aumentar o imposto sobre operações de crédito, IOF. Além disso, o governo precisa da aprovação de uma PEC relativa aos precatórios. O objetivo é limitar o pagamento dos precatórios federais.

Depois que o Auxílio Brasil for aprovado pelos parlamentares, o Bolsa Família será descontinuado. O ministro da Cidadania, João Roma, disse que o auxílio vai atender 17 milhões de famílias. Atualmente o Bolsa Família atende 14,6 milhões de famílias. Até dezembro, as famílias receberão, no mínimo, R$ 400.

“Estamos tratando internamente no governo e também junto ao Congresso Nacional. Com a PEC dos Precatórios, esperamos que tudo seja viabilizado dentro das regras fiscais”, afirmou em entrevista ao Folhapress.

O Auxílio Brasil continua seguindo os mesmos critérios que o Bolsa Família. Vai atender famílias com renda de até R$ 89 por pessoa. Os beneficiários do Bolsa Família serão contemplados de forma automática

Quem não é inscrito em nenhum programa de distribuição de renda, terá que fazer o cadastro no CadÚnico, onde será analisado se a pessoa poderá receber o Auxílio Brasil. 

O pagamento do Auxílio Brasil está previsto para começar em novembro. A forma de pagamento será a mesma que os membros do Bolsa Família têm atualmente.

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->