Um novo continente está se formando na Terra; veja como ele será!

Um supercontinente poderá se formar caso o Pacífico deixe de existir.

O desaparecimento de um oceano pode impactar totalmente a maneira como conhecemos o planeta Terra. Nesse sentido, alguns pesquisadores concluíram que, quando oceano Pacífico sumir, a Terra formará um novo supercontinente: a Amásia. Veja mais informações a respeito disso lendo essa matéria na íntegra. 

O supercontinente Amásia e sua formação

Em quanto tempo isso pode acontecer?

Após o desaparecimento do oceano Pacífico, cerca de 200 a 300 milhões de anos seriam necessários para que o supercontinente surgisse.

Pesquisadores indicam que os continentes da Terra se uniram nos últimos 2 bilhões de anos para formar supercontinentes. Isso significa que os continentes como conhecemos hoje podem se modificar, ou seja, reunirem-se novamente em alguns milhões de anos. Vale ressaltar que, para chegar a essas conclusões, todas as pesquisas contam com alta tecnologia e supercomputadores.

LEIA MAIS:

Como isso ocorrerá?

O Pacífico é o oceano mais antigo do planeta Terra e começou a se formar há mais ou menos 700 milhões de anos. A tecnologia mostrou que, quando as placas tectônicas diminuem sua força e tornam-se mais finas, a formação de um supercontinente é mais iminente e possível. 

O oceano em questão vem reduzindo alguns centímetros por ano e começou a encolher, possuindo atualmente um alcance de 10 mil quilômetros que poderá se findar em menos de 300 milhões de anos.

Esse encolhimento do oceano é, também, resultado do resfriamento da Terra ao longo dos anos. Isso se dá porque esse arrefecimento modifica as placas tectônicas, como afirmado anteriormente.

Imagem: Curtin University

Quais as consequências disso para o planeta?

A formação de um supercontinente decorrente do desaparecimento do Pacífico causará mudanças climáticas, tornando irregular o conjunto de condições atmosféricas de cada região. As pesquisas apontam que a frequência de terremotos também irá aumentar, graças às colisões das placas. 

Caso você tenha se interessado pelas informações contidas neste artigo e queira ver muitas outras semelhantes, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também