O que levar para uma trilha? – itens indispensáveis para sua aventura!

Saiba o que não pode faltar na sua mochila na hora de investir em uma trilha e seguir com sua aventura de forma segura.

- Tempo de leitura: 7 minutos -

Trilhas são atividades recreativas que envolvem caminhadas ao ar livre, a maior parte delas, em matas e florestas. E, já foi o tempo em que as trilhas eram destinadas apenas a aventureiros experientes. Atualmente, tais caminhadas têm sido a opção de muitos turistas em busca de maior contato com a natureza. No entanto, independente do nível de experiência, é necessário tomar certos cuidados para evitar problemas. Por isso, atente-se ao que levar para uma trilha e não transformar seu passeio em pesadelo. 

O fato é que boa parte daqueles que empreendem uma viagem por trilha não mora tão próximo à natureza. Deste modo, a facilidade da vida moderna faz com que nos esqueçamos de que uma mata não dispõe, por exemplo, de energia elétrica ou uma farmácia ali, atrás da árvore. É aí que surgem as dúvidas sobre o que empacotar na mochila e, até mesmo, qual deve ser o peso dela. Afinal, também não há carregadores ou um carro à disposição para levar a bagagem.

Marinheiros de primeira viagem costumam ter dúvidas, até por desconhecimento e falta de informação. Porém, mesmo trilheiros mais experientes precisam fazer uma lista do que levar para uma trilha, pois cada viagem traz desafios novos que podem surpreender. Assim, é interessante pesquisar bem sobre a rota, principalmente por meio de comentários de quem já empreendeu a trilha desejada para saber o que está te esperando. Assim, fica mais fácil saber o que levar para uma trilha e escapar de armadilhas e imprevistos. 

Dicas sobre o que levar para uma trilha

1 Mapa

Mapa
Para evitar surpresas desagradáveis com GPS, é essencial a utilização de um bom e velho mapa

Você não quer se perder bem no meio da viagem, certo? E, nem pense em confiar no GPS, pois em muitos locais, o acesso a aparelhos eletrônicos é mínimo. Ainda que o trilheiro invista em baterias e GPS offline, imprevistos sempre podem acontecer e é bom não dar corda para o azar. Por isso, leve o mapa e evite transtornos. 

2 Roupas de cores claras

Roupas de cores claras
Priorize roupas leves e de cor clara para se proteger dos raios solares

Atividades ao ar livre demandam roupas leves e de cor clara para minimizar os efeitos dos raios solares. Calças para trekking são excelentes pela secagem rápida e bolsos que permitem carregar objetos. Mas, se a trilha for na neve, use polainas embutidas para se proteger das baixas temperaturas. O ideal é levar um par de roupas para cada dia, mas caso haja longas caminhadas e acesso a cachoeiras ou rios, dá para lavar em água corrente. Isso diminui o peso da carga na mochila. 

Ah, e falando em raios solares, não se esqueça do protetor solar e, também, repelentes! Matas são propícias para insetos! 

3 Calçado ideal

Calçado ideal
Leve sempre um calçado impermeável consigo

O tipo e qualidade do calçado fazem toda a diferença para uma trilha segura. Tênis antiderrapantes e confortáveis são os ideais. Ou, ainda, botas impermeáveis que proporcionem proteção ao tornozelo e aderência em superfícies escorregadias. No Brasil, a maior parte dos trajetos levam a rios e cachoeiras. Assim, também é interessante levar um par de chinelos emborrachados para não machucar os pés em pedrinhas pontiagudas. É importante também evitar molhar o tênis para não dar mau cheiro ou causar bolhas. 

4 Proteja-se dos fatores climáticos

Proteja-se dos fatores climáticos
Lembre-se de levar um boné para se proteger do sol

A primeira coisa que o trilheiro faz, antes de sair, é verificar a previsão do tempo. Ainda assim, o aventureiro pode ser pego de surpresa por uma chuva torrencial. Por isso, é importante levar capas de chuva, especialmente se a trilha cruzar locais úmidos, como a Mata Atlântica. Chapéus e bonés são outros itens indispensáveis para proteger do sol. 

5 Lanterna

Lanterna
As chamadas “headlamps” são uma ótima opção, pois permite deixar suas mãos livres durante a trilha

Lanternas, de preferência as mais leves, são equipamentos que não podem faltar na mochila de um trilheiro. Elas evitam problemas em caminhadas por mata fechada, acampamentos noturnos ou mergulhos em grutas e cavernas. O trilheiro pode optar pelo modelo de mão ou de cabeça. 

6 Água e lanches

Água e lanches
Alimentos não perecíveis são boas opções para trilhas mais longas, que levam vários dias

Água, frutas, sucos, sanduíches naturais e barrinhas de cereal devem fazer parte da lista. Durante a caminhada, o trilheiro fica sujeito a mudanças bruscas de temperatura, esforço físico em trajetos de nível difícil e, até mesmo, quedas de pressão. Ademais, mesmo em baixas temperaturas o corpo humano perde líquido sem que o trilheiro perceba, situação um tanto quanto perigosa. Logo, não deixe de se hidratar e repor as energias com uma garrafa de água sempre cheia e alimentos leves. 

“Ah, mas e se minha água acabar no meio do caminho?”. Procure trazer consigo um refil para abastecer até mesmo em água corrente. Também é interessante buscar modelos inquebráveis. Lembre-se de que pode haver quedas pelo caminho. 

7 Faca ou canivete

Faca ou canivete
Ferramenta multiuso, não deixe de levar um canivete suíço

Como você vai cortar uma fruta sem um objeto cortante? Facas ou canivete do tipo suíço são uma verdadeira mão na roda, não só na “cozinha”, mas para eventualidades, como cortar cordas ou outras urgências. 

8 Pequeno kit de primeiros socorros

Pequeno kit de primeiros socorros
Monte o seu kit de primeiros socorros com remédios e itens para um atendimento inicial de emergências

 

Uma trilha sempre expõe o turista a possíveis imprevistos, inclusive pequenos ferimentos. Calos, bolhas, dores musculares e até pequenos resfriados são questões prováveis de acontecer. Por isso, inclua na mochila um kit de primeiros socorros com antissépticos, esparadrapos, gazes, ataduras e analgésicos

9 Nada de mochila pesada

Nada de mochila pesada
Escolha bem a sua mochila para evitar desconfortos durante o trajeto

Escolha bem o modelo da mochila para a trilha, afinal, ela pode ser sua maior aliada ou inimiga durante o trajeto! Vale a pena investir naquelas que organizam e protegem bem os itens internamente e possuem alças confortáveis. Além disso, tente equilibrar o peso dela! Se o caminho da trilha for leve e plano, os itens de maior peso podem ficar na parte superior. Naquelas de nível difícil, o peso fica no meio. Trilhas longas, por sua vez, demandam peso na parte inferior.

10 Não se esqueça do meio ambiente

Não se esqueça do meio ambiente
Ajude a preservar o meio ambiente levando sacos para recolher o lixo gerado

Uma das premissas de uma trilha é a preservação do meio ambiente, afinal, a atividade permite o contato direto com a natureza. Então, leve saquinhos para recolher o lixo e procure deixar, como rastros, apenas os sinais dos calçados. 

11 Desinfetantes para as mãos

Desinfetantes para as mãos
O desinfetante para as mão não substitui a água com sabão, mas auxilia quando não há acesso imediato a esses recursos

 

Pense bem: em uma trilha, você pode cair e levantar a todo instante! Com isso, suas mãos entram em contato com o chão e outras superfícies, atraindo germes e bactérias. Em um cenário inóspito, é possível que haja falta de água para limpeza, o que demanda incluir um desinfetante para mãos em sua lista. Além da higiene, o produto pode evitar doenças por contaminação, algo indesejado no meio da natureza, certo?

12 Itens opcionais

Os itens abaixo não são, necessariamente, obrigatórios em uma trilha, mas podem ajudar em casos de emergência. 

  • bastão de caminhada, especialmente na neve ou trajetos íngremes: o equipamento ajuda no equilíbrio e sustentação dos joelhos
  • câmera compacta ou celulares: nos trechos sem sinal, eles são úteis para registrar o cenário 
  • bateria portátil: lembre-se de que, na mata, não tem energia para carregar seus aparelhos
  • óculos de sol: proteger os olhos é importante tanto em ambientes claros, sob o sol, como na neve

E então, a lista do que levar para uma trilha ajudou? Tem mais algum item que ache indispensável? Manda pra gente! 

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->