O que fazer em São Thomé das Letras/MG

Confira dicas do que fazer em São Thomé das Letras, para você se programar e não perder nenhuma das atrações da cidade.

- Tempo de leitura: 7 minutos -

São Thomé das Letras (ou São Tomé das Letras) é um município do estado de Minas Gerais conhecido pelo misticismo que a envolve e por suas belezas naturais.

Todo ano, a cidade atrai turistas interessados em explorar a natureza da região e as suas várias lendas, que envolvem desde passagens subterrâneas para o berço da civilização inca à aparição de extraterrestres.

Separamos aqui as principais atrações e pontos de interesse de São Thomé das Letras, para que você não deixe de aproveitar o que de melhor a cidade tem a oferecer.

Ah, e se você quer se planejar, e ficar informado de detalhes sobre onde fica São Thomé, como chegar e ainda ter dicas dos melhores hotéis, camping e pousadas da cidade, basta entrar aqui.

O que fazer

O comércio de São Tomé das Letras é bastante variado, então, nada melhor que fazer compras para conhecer os produtos locais. Os itens místicos, em especial, tem lugar garantido nas lojas da cidade. É possível encontrar cristais e pedras protetoras, amuletos, apanhador de sonhos e bruxinhas em diversos formatos.

O que fazer em São Thomé das Letras: Comércio
O comércio de São Thomé das Letras se destaca pela venda de produtos místicos e esotéricos

Outro ponto forte do comércio são os produtos típicos de Minas Gerais: doces tradicionais, compotas, queijos, pingas e cachaças. Além disso, nas compras não podem faltar os souvenires com a famosa Pedra de São Tomé.

Ao viajar, a gastronomia é uma das melhores formas de conhecer o destino. Em São Tomé das Letras não é diferente. A comida típica de Minas Gerais, feita no fogão à lenha, divide espaço com a famosa pizza de pedra que é servida em praticamente todos os restaurantes.

Alguns dos restaurantes com melhores indicações são o Alquimista Pizzaria e Pizzaria Ser Criativo, para pizzas, e Restaurante Sinhá, Cachoeira Bar, Mineiroca e Casa da Quitanda, para se deliciar com a comida mineira.

Não deixe de conhecer a Ladeira do Amendoim, um ponto turístico misterioso onde as pessoas descem de costas, mas têm a sensação de estar subindo. Além disso, com o carro desengatado, contrariando o esperado,  o veículo se movimenta subindo a ladeira! Vale a pena conferir.

O que fazer em São Thomé das Letras: Ladeira do Amendoim
Ladeira do Amendoim: a ladeira que parece desafiar a gravidade

Ao final do dia, aproveite para ir até a casa da pirâmide, Cruzeiro ou mirante Antônio Rosa para contemplar o pôr do sol. Quem já presenciou o espetáculo da natureza diz que, além da beleza, a energia do momento é única.

Pontos turísticos/Pontos de Interesse

Mirante

O Mirante de São Tomé está localizado em um dos pontos mais altos do município. Por isso, ao visitá-lo é possível ter uma privilegiada visão 360º de toda a cidade e também as belas paisagens da região.

O que fazer em São Thomé das Letras: Mirante de São Thomé
Mirante de São Thomé das Letras: o local proporciona uma bela vista de toda a região

Gruta de São Thomé

A gruta que leva o nome da cidade é a mais famosa. Está localizada no centro, ao lado da Igreja Matriz. A história sobre o nome da cidade, inclusive, está relacionada às inscrições rupestres encontradas no interior da gruta. Ainda que a versão mais aceita diga que elas tenham sido feitas pelos índios cataguases, há quem defenda que foi obra do próprio São Tomé.

O que fazer em São Thomé das Letras: Gruta São Thomé
Gruta de São Thomé, em São Thomé das Letras

Gruta do Carimbado

Uma das famosas grutas da cidade, fica no caminho para a Cachoeira Shangri-lá. Reza a lenda que a gruta possui um portal dimensional capaz de transportar as pessoas até Machu Picchu. Embora muitas pessoas o façam, atualmente, por questões ambientais, é proibido seguir a trilha até a gruta.

Casa da Pirâmide

Localizada na parte sul da cidade, a Casa da Pirâmide é um dos principais pontos turísticos da cidade. Muitas pessoas a procuram para ver o pôr do sol. Reza a lenda que o momento é propício para ver duendes, bruxas, gnomos, bruxas e outras criaturas místicas.

O que fazer em São Thomé das Letras: Casa da Pirâmide
Casa da Pirâmide: um dos pontos turísticos mais procurados, com vista panorâmica do vale e da cidade

Igreja Matriz de São Tomé

De estilo barroco, é uma das construções mais antigas de São Tomé, a igreja, considerada uma verdadeira joia arquitetônica, começou a ser construída por volta de 1785. Fica na praça principal, lado a lado com gruta de mesmo nome.

O que fazer em São Thomé das Letras: Igreja Matriz de São Thomé das Letras
Igreja de São Thomé: no interior da edificação encontram-se pinturas de um dos discípulos de Aleijadinho

Igreja de Pedra

Outra igreja de São Tomé que vale a pena visita. A igrejinha é o maior exemplo da arquitetura colonial do município. Sua construção data do início do século XVIII, pedra sobre pedra, sem nenhuma argamassa. Tanto a igrejinha quanto a praça foram tombadas como patrimônio histórico de Minas Gerais.

O que fazer em São Thomé das Letras: Igreja de Pedra
Igreja de Pedra de São Thomé das Letras

Cachoeiras

O roteiro das cachoeiras é indispensável para quem visita o destino turístico. Além de se refrescar, os banhistas podem aproveitar as belezas naturais, que são um dos pontos altos da cidade.

São inúmeras opções, desde as mais agitadas, até as mais reservadas. Para aproveitar todas, muitas agências dividem o roteiro em dois dias. Porém, também é possível fazer o passeio por conta própria, sem auxílio de guia.

Boa parte delas fica nos arredores da cidade, facilitando muito o acesso. Confira algumas das mais belas cachoeiras de São Thomé das Letras:

Cachoeira Antares

Considerada uma das mais lindas do município, a Cachoeira Antares está localizada  no desvio da estrada que vai para a cidade de Conceição do Rio Verde.

O que fazer em São Thomé das Letras: Cachoeira Antares
Cachoeira Antares em São Thomé das Letras

Cachoeira da Lua

O local ganhou esse nome por causa do reflexo da lua no lago que se forma à beira da queda d’água. Fica a 6 quilômetros do centro da cidade.

O que fazer em São Thomé das Letras: Cachoeira da Lua
Cachoeira da Lua em São Thomé das Letras

Cachoeira Eubiose

Fica bem pertinho da cidade, a cerca de 3 quilômetros. Além disso, é de fácil acesso, motivo pelo qual é uma das preferidas dos turistas. É ideal para passeios com crianças, uma vez que é bem rasa.

O que fazer em São Thomé das Letras: Cachoeira Eubiose
Cachoeira Eubiose em São Thomé das Letras

Cachoeira do Flávio

Inúmeros fatores corroboram para que esta seja uma das cachoeiras mais procuradas pelos turistas. Entre eles, o fácil acesso (a aproximadamente 6 quilômetros da cidade), água limpa, e a piscina natural rasa, formada por duas quedas d’água. Ideal para crianças, idosos e pessoas que preferem águas mais tranquilas.

O que fazer em São Thomé das Letras: Cachoeira do Flávio
Cachoeira do Flávio em São Thomé das Letras

Cachoeira Véu da Noiva

É um pouquinho mais longe da cidade, cerca de 9 quilômetros, entretanto, vale muito a pena. Embora o local seja propício para banho, não é indicado para crianças, já que o percurso em declive dificulta um pouco o acesso à cachoeira.

A Véu da Noiva é a maior cachoeira da cidade, permitindo a prática de esportes como tirolesa, rapel e cachoeirismo.

O que fazer em São Thomé das Letras: Cachoeira Véu de Noiva
Cachoeira Véu de Noiva em São Thomé das Letras

Cachoeira Vale das Borboletas

É a melhor escolha para quem tem pouco tempo, já que fica bem perto da cidade. A cachoeira Vale das Borboletas fica a aproximadamente 3 quilômetros de São Tomé, na serra que leva o mesmo nome do município.

É muito conhecida, além da piscina natural, pelas belezas ao seu redor. Flores, pássaros, borboletas e pequenos animais completam a paisagem. Destaque para a linda gruta com samambaias em volta.

O que fazer em São Thomé das Letras: Cachoeira Vale das Borboletas
Cachoeira Vale das Borboletas em São Thomé das Letras

Cachoeira Shangri-lá

Apesar de ser a mais distante do centro de São Thomé, cerca de 20 quilômetros, a trilha até a cachoeira é imperdível. Ao longo do caminho é possível conferir várias inscrições rupestres nas pedras.

O que fazer em São Thomé das Letras: Cachoeira Shangri-lá
Cachoeira Shangri-lá em São Thomé das Letras
Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->