O que fazer de graça em Bruxelas? – Roteiro com atividades gratuitas

Confira uma lista de atividades gratuitas na capital belga que vão preencher seu roteiro sem gastar muito.

Bruxelas, no coração da Europa, é uma cidade acolhedora e acessível a todos, seja qual for a nacionalidade, idioma ou posses econômicas. Para quem viaja com orçamento limitado, a capital belga oferece diversas atrações. Assim, sempre há algo para fazer, com muitas atividades baratas ou gratuitas. Confira, a seguir, 15 coisas para fazer de graça em Bruxelas.

O que fazer de graça em Bruxelas?

1 Explorar o centro histórico

Explorar o centro histórico
Centro de Bruxelas

Ao chegar à cidade, explore suas encantadoras ruas e edifícios, tanto dentro quanto ao redor do centro da cidade. Esta é uma das melhores maneiras de aproveitar Bruxelas gratuitamente.

2 Fazer um piquenique no parque

Fazer um piquenique no parque
Warandepark

Ao visitar a cidade no verão, uma dica é fazer piquenique no parque. Não custa nada e permite explorar os diferentes e belos parques da cidade. Se tiver sorte, pode até combiná-lo com um show gratuito ou aula de ioga.

3 Apreciar a vista panorâmica do Mont des Arts

Apreciar a vista panorâmica do Mont des Arts
Mont des Arts

Situado numa colina ao lado do centro histórico de Bruxelas, o Mont des Arts oferece uma das vistas mais emblemáticas da cidade. De lá, é impossível não se maravilhar com o centro da cidade, dominado pela torre da prefeitura. Se o dia estiver claro, dá para ver a Basílica de Koekelberg e o famoso Átomo à distância. A vista é muito bonita durante o dia, mas fica verdadeiramente mágica ao pôr do sol, quando o céu varia entre os tons rosa e laranja.

4 Visite o Palácio da Justiça

Visite o Palácio da Justiça
Interior do Palácio da Justiça

O Palácio da Justiça é um enorme edifício que paira sobre a área de Marolles e abriga o principal tribunal da Bélgica. Em seu interior abriga uma amostra requintada da arquitetura clássica e a entrada é gratuita.

5 Visite um museu gratuito

Visite um museu gratuito
Museu House of European History

Bruxelas possui tantos museus gratuitos que você pode se manter ocupado por alguns dias. Os Museus de Bruxelas publicaram uma visão bem clara dos museus gratuitos na cidade, com muitas outras informações úteis.

6 Assista a um show gratuito

Assista a um show gratuito
Festival Boterhammen, no Parque Het

Procurando um lugar para sair à noite? Há sempre algo acontecendo em Bruxelas, muitas vezes de graça. Beursschouwburg costuma fazer shows e exibições de filmes e sempre menciona, em seu site, quais são gratuitos. Existem também muitos festivais gratuitos ao ar livre, como Boterhammen no Parque het , Feeërieën e Festa da Música. O site Uit In Brussel também reúne todos os eventos gratuitos na abrangente agenda.

7 Visite o Palácio Real no verão

Visite o Palácio Real no verão
Palácio Real

O Palácio Real, ao lado do Parc Royal, é aberto ao público do final de julho até o início de setembro. É a oportunidade de visitar as instalações gratuitamente e se maravilhar com os salões majestosos, móveis antigos e lustres gigantes. Mais informações (em francês) no site da monarquia belga.

8 Visite as várias igrejas e catedrais

Visite as várias igrejas e catedrais
National Basilica of the Sacred Heart

Bruxelas é um prato cheio para aqueles que curtem um turismo religioso. De igrejas góticas e basílicas art déco, esses pontos turísticos oferecem acesso gratuito aos seus visitantes. Não deixe de visitar a belíssima National Basilica of the Sacred Heart, que é a maior igreja feita em art déco do mundo.

9 Cobertura da Biblioteca Real

Cobertura da Biblioteca Real
Terraço na cobertura da Biblioteca Real

Para ter um pouco de tranquilidade após explorar o centro histórico da cidade, suba o telhado da Biblioteca Real. O acesso é gratuito e dá uma vista exclusiva do Mont des Arts e do Palácio da Justiça.

10 Procure as três estátuas de Pis

Procure as três estátuas de Pis
A famosa estátua Manneken Pis

Você provavelmente já ouviu falar em Manneken Pis, a estátua da criança fazendo xixi. Mas, sabia que há outras duas no mesmo estilo? A Jeanneke Pis é uma garota agachada no famoso bar de cerveja Delirium. Já a Zinneke Pis é um cachorro fazendo xixi. Essa é um pouco mais difícil de encontrar, mas você acabará topando com ela vagando pelo centro da cidade.

11 Tire uma selfie em frente ao Atomium

Tire uma selfie em frente ao Atomium
O acesso é pago, mas a vista e as fotos são gratuitas no Atomium

O Atomium é um dos monumentos mais emblemáticos de Bruxelas, uma parada obrigatória durante sua viagem a Bruxelas. A entrada e visita às exposições são pagas, mas selfies memoráveis ​​em frente ao monumento são totalmente gratuitas.

12 Assista a um filme ao ar livre

Assista a um filme ao ar livre
Vaux-Hall Summer

Se você domina a língua do país, no verão, há muitas exibições de filmes ao ar livre em vários locais de Bruxelas. Alguns dos eventos recorrentes são Bruxelles fait son cinema , Vaux-Hall Summer , L’Heure d’été , Wolubilis , Josaphat fait son cinema e Cinéma en plein air. O Be Brussels também traz uma lista com várias outras opções.

13 Visite uma fazenda urbana

Visite uma fazenda urbana
Fazendo Urbana Ferme du Parc Maximilien

Você sabia que existe uma pequena fazenda bem no centro de Bruxelas? A Ferme du Parc Maximilien está a simples dez minutos a pé da Gare du Nord. Lá, moram ovelhas, galinhas, coelhos, cabras e até duas alpacas. Um ótimo lugar para explorar com crianças!

14 Arte subterrânea nas estações de metrô

Arte subterrânea nas estações de metrô
A Estação de design futurista Pannenhuis

Os metrôs de Bruxelas são belos – e incomuns – lugares para descobrir obras de arte. Pannenhuis é especialmente popular por seu design futurista. A Horta apresenta ferragens decorativas e vitrais projetados por Victor Horta para a Maison du Peuple e o Hôtel Aubecq. Stuyvenberg é povoada por estátuas assustadoras representando a rainha Elizabeth e seu ambiente em diferentes estágios de sua vida. Toda a rede metropolitana abrange mais de 80 obras de arte, todas documentadas nesta lista STIB

15 Bater perna na Les Galeries Royales Saint-Hubert

Bater perna na Les Galeries Royales Saint-Hubert
Les Galeries Royales Saint-Hubert

O passeio é gratuito, mas vai ser difícil visitar o lugar e não parar para tomar um cafézinho. A Galeries Royales Saint Hubert é uma galeria com lojas e cafés e uma bela arquitetura. Quer ainda mais beleza? Experimente visitar à noite quando as luzes são acesas e a galeria é banhada em dourado.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.