O que acontece se você não pagar o IPVA no prazo? Saiba as consequências!
Saiba quais as consequências do não pagamento do imposto.
Se você é um dos que deixa para a última hora o pagamento do IPVA, ou seja, não aproveita os descontos que o Detran oferece, lembre-se que fazê-lo depois do vencimento isso implicará em multa, aos quais você deve adicionar os juros mensais de mora, que serão executados pelo órgão competente
De acordo com dados dos Detrans, milhares de veículos deixam de pagar o imposto anual. Os dados revelam que o número chega a 16 por cento das matrículas exigidas para o pagamento desta contribuição.
Sistemas da pagamento
Não há desculpa para não pagar o imposto sobre o veículo. O Detran aceita que o documento seja pago em agências lotéricas, na Caixa Econômica Federal e por meio de aplicativos da rede bancária autorizada.
LEIA TAMBÉM: Dívida de multa de trânsito e pontos da CNH têm prazo de validade – Confira!
Além disso, o pagamento pode ser feito através de qualquer um dos canais disponibilizados pelas diferentes entidades financeiras, como caixas eletrônicos, portais bancários e sistemas de áudio-resposta.
Desde janeiro, os formulários para pagamento ficam disponíveis. Caso seu recibo não tenha chegado em sua casa, você pode baixá-lo no portal web do Detran do seu estado.
Se ainda não o tiver e o site apresentar algum problema, a entidade possui vários módulos de autoatendimento em diversas cidade, por meio dos quais os proprietários de veículos registrados no Brasil podem obter seu boleto de maneira simples e rápida.
Os contribuintes interessados em utilizar os módulos de autoatendimento para obter o boleto só precisam informar a placa do veículo e/ou motocicleta e o RENAVAM.
Mas o que acontece se eu não pagar o IPVA?
A multa aplicável por atraso no pagamento é aplicada para todos os contribuintes.
Por sua vez, a liquidação dos juros será feita para cada mês corrido de atraso no pagamento do imposto, contado a partir do dia seguinte ao término de cada prazo.
No estado de São Paulo, por exemplo, o condutor inadimplente com o IPVA deverá arcar com um juro de 0,33% ao dia de atraso. Esse juros, pode chegar até 20% do valor total devido.
Além disso, seu carro ou moto pode ser apreendido por não poder ser licenciado. Evite multas e pague seu imposto.