O que acontece se solicitar um empréstimo e não o pagar?

Você já parou para pensar o que pode ocorrer se você pegar um empréstimo e não o pagar? Confira aqui!

Não é novidade para ninguém que a economia do Brasil e do mundo, nos últimos anos, atingiu uma situação crítica. Essa situação, em síntese, se deu por cenários constituídos em escala mundial, como a própria pandemia da Covid-19 que afetou diretamente as relações de trabalho, além da guerra que se instaurou no leste europeu entre a Rússia e a Ucrânia.

Devido a essas sérias questões, parte significativa da população passou a recorrer a empréstimos para lidar com as contas que surgiram nesse cenário caótico. No entanto, ocorre que muitas pessoas estão, também, com dificuldades de quitarem esses débitos.

Você sabe o que pode ocorrer se você pegar um empréstimo e não conseguir pagá-lo? Se você não sabe, esse texto é para você. Continue lendo que nós te explicaremos!

LEIA MAIS: Vai solicitar o empréstimo do Caixa Tem? Saiba os 4 requisitos para aprovação!

O que pode acontecer se eu pegar um empréstimo e não o pagar?

Inicialmente, é importante destacar ser bem comum pessoas pegarem empréstimos e não conseguirem quitá-los. Se você está passando por isso, fique sabendo que você não está sozinho nessa. Então, a resposta do que pode ocorrer se você pegar um empréstimo e não pagá-lo depende de alguns fatores.

Existe uma gama de variáveis que entra nesse jogo, sendo: a própria linha de crédito que você contratou, bem como a quantidade de parcelas que você deixou de pagar à instituição. Porém, existem algumas medidas que são inevitáveis de ocorrerem quando você deixa de pagar um empréstimo.

Você fica com o nome sujo!

Na sociedade capitalista, para você ter acesso a crédito é preciso ser um bom pagador de dívidas. Essa questão é a primeira a ser considerada quando você faz a solicitação de um crédito. Ou seja, na medida em que você deixa de pagar um empréstimo, automaticamente, o seu nome passa a fazer parte da lista de “maus pagadores”.

O score pode ir de 0 a 1.000, quanto maior for essa pontuação, mais chances você tem de ser um bom pagador de contas. Se você deixa de pagar uma dívida, como o empréstimo, você terá dificuldade de conseguir crédito novo em outra instituição, devido à baixa pontuação no score.

Dessa forma, ficar com o nome negativado é uma das consequências de não pagar os empréstimos em dia.

Eu posso ser preso por não pagar um empréstimo?

A resposta a essa pergunta é simples: não. Consoante a própria Constituição Federal, a prisão só pode ocorrer em casos que envolvam a falta de pagamento de pensão alimentícia. Diante disso, o fato de não pagar o empréstimo não é considerado um crime.

Cabe alertar, no entanto, que o não pagamento de dívidas em instituições financeiras pode gerar uma série de outras complicações.

LEIA MAIS: Nubank lança empréstimo com garantia veicular e cashback – Veja detalhes e como simular!

Pegar um empréstimo e não pagar é considerado estelionato?

A resposta também é “não”. Conforme o Art. 171 do Código penal caracteriza estelionato obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento.

Portanto, a ausência desses  elementos mencionados faz com que a falta do pagamento de um empréstimo não seja considerada uma prática de estelionato.

Por fim, é importante enfatizar que caso você pretenda pegar um empréstimo, é preciso, antes, analisar muito bem a instituição à qual irá fazer a solicitação, procurar a menor taxa de juros e distribuir as parcelas de uma maneira que não afete diretamente sua vida financeira no curto prazo.

Gostou de saber o que acontece se não pagar empréstimo? Então, confira outros artigos semelhantes navegando no Rotas de Viagem!

Você pode gostar também