O que acontece se vocĂȘ calibrar demais os pneus? Saiba!
Alguns motoristas acabam exagerando na hora de encher os pneus
Calibrar os pneus Ă© algo essencial para manter nosso veĂculo em dia com sua manutenção e evitar acidentes de trĂąnsito. Entretanto, Ă© comum que, durante esse processo, alguns motoristas acabem se distraindo e adicionando muito ar a esses itens. Em outros casos, sĂł nĂŁo sabem qual Ă© a quantidade ideal e acabam ultrapassando o recomendado.
Infelizmente, esse hĂĄbito pode ser bastante prejudicial para o veĂculo e atĂ© para vocĂȘ. Confira abaixo o que acontece se calibrar demais os pneus.Â
Os problemas que acontecem ao calibrar demais os pneus
Em geral, o maior problema relacionado a pneus inflados de forma excessiva tem a ver com a sua segurança. Quando eles estão muito cheios, o risco de estourarem por conta da pressão é muito maior, o que pode causar acidentes de trùnsito muito sérios.
LEIA MAIS: Economize! Saiba como fazer com que o pneu do seu carro dure mais
Afinal, vocĂȘ pode perder o controle do veĂculo e nĂŁo conseguir frear com total controle. Inclusive, Ă© bem provĂĄvel que o sistema de freio freio antiblocante (ABS) do seu carro seja projetado para funcionar apenas com os pneus cheios.
Ademais, quando vocĂȘ calibra demais os pneus, eles tambĂ©m se tornam muito vulnerĂĄveis a qualquer dano. Nesse caso, qualquer pedra, buraco ou meio-fio pode danificĂĄ-los de maneira considerĂĄvel, alĂ©m de tornar sua viagem mais desconfortĂĄvel. Isso porque vocĂȘ passa a sentir muito mais os solavancos.
Portanto, além de comprometer a segurança no trùnsito, é um håbito que pode se tornar muito custoso. Afinal, os pneus acabam se desgastando até 3 vezes mais råpido que o normal, visto que podem ser distorcidos com o excesso de pressão.
LEIA TAMBĂM: Pneu de moto dura quantos km? Saiba como fazer o pneu durar mais!
Como consertar pneus calibrados demais
Caso tenha errado e calibrado demais o seu pneu, nĂŁo se preocupe! Ă possĂvel reverter a situação de forma bem simples. Para começar, escolha um momento em que os pneus nĂŁo estejam quentes e o carro esteja parado por algumas horas. Assim vocĂȘ diminuirĂĄ a influĂȘncia da temperatura na pressĂŁo verificada no pneu.
Assim, gire a tampa da vĂĄlvula de ar e localize um pequeno bico. Depois, utilize alguma ferramenta, como uma chave de fenda para pressionar o pino com firmeza, que deverĂĄ liberar o ar do pneu.
Para fazer esse processo com mais precisĂŁo, vocĂȘ pode ir algum posto de combustĂvel e usar as bombas de ar. Nesse caso, basta ajustar a pressĂŁo desejada na mĂĄquina (mais informaçÔes: Calibração do pneu: Como devo fazer e qual a pressĂŁo correta?) e, caso a pressĂŁo do seu pneu esteja superior Ă programada, o excesso de ar serĂĄ retirado.
Quer encontrar mais dicas como essas? EntĂŁo, confira vĂĄrias outras aqui no Rotas de Viagem!