O que a baixa umidade pode causar à sua saúde? Veja estes sinais!

O ar seco pode estar afetando diretamente o seu bem-estar

No geral, quando falamos em cuidados para a nossa saúde, estamos pensando no impacto de noites bem dormidas, alimentação saudável e realizar atividades físicas. Apesar de serem essenciais para o nosso bem-estar, acabamos negligenciando outras questões também importantes, como o tempo ao qual estamos expostos. Quer saber os impactos das condições climáticas em sua saúde? Confira agora o que a umidade pode causar ao seu corpo.

O que é a umidade?

Basicamente, a umidade é a quantidade de água (em seu estado gasoso) presente no ar. Assim, quando o tempo está muito quente, ela acaba sendo essencial para a nossa saúde, visto que ajuda na transpiração e equilíbrio da temperatura corporal. No entanto, o excesso também pode ser prejudicial. Por conta disso, existe uma faixa ideal de umidade que deve variar entre 40% e 60%.

LEIA MAIS: Acampamento com chuva? Veja 9 dicas para não passar aperto!

Os efeitos da baixa umidade, o que ela pode causar pra sua saúde? Veja!

Quando a umidade está muito baixa, os efeitos no corpo podem ser sentidos de maneira muito clara. No geral, é normal se deparar com olhos secos e irritados, além da pele mais escamosa e com mais irritações.

No primeiro caso, o desequilíbrio da umidade em mucosas pode afetar bastante nossa produtividade, nos obrigando a piscar mais do que o normal. No final, fica muito mais difícil desempenhar qualquer tarefa que exija mais contato visual.

Já a pele pode acabar com rachaduras e cortes, que podem se tornar futuras infecções.Inclusive, ela pode ajudar na inflamação da membrana mucosa do nosso sistema respiratório. Dessa forma, ficamos muito mais suscetíveis a desenvolver infecções respiratórias e contrair resfriados.

LEIA TAMBÉM: Adote essas 7 dicas de bem-estar para sua próxima viagem

Muitas pessoas em Brasília, por exemplo, se deparam com esses sintomas, especialmente nos meses mais quentes do ano. Além disso, as condições secas podem ser excelentes para proliferação de muitos vírus, visto que a vaporização pode ajudar em sua transmissão. Basicamente, quando alguém espirra ou tosse, as gotículas secam, mas os vírus que elas tinham continuam vivos e flutuam no ar.

Se você gostou deste artigo e quiser ter acesso a vários outros, é só continuar navegando pelo Rotas de Viagem!

 

 

Você pode gostar também