O lado sombrio das profissões: Harvard revela as que mais causam infelicidade

Um estudo de mais de 80 anos determinou que trabalhar nestes ramos tende a trazer mais infelicidade.

Todas as pessoas são suscetíveis a sentir insatisfação em algum momento de suas vidas, mas é preocupante quando essa insatisfação é causada pela profissão que exercem. Você já parou para pensar que o seu trabalho pode ser a fonte da maioria dos seus problemas?

Pensando nisso, Harvard fez um longo estudo e determinou os trabalhos que mais geram infelicidade. Confira a seguir os detalhes dessa história.

Os trabalhos que mais geram infelicidade, segundo estudo

Os pesquisadores de Harvard iniciaram um estudo em 1938 que durou mais de 80 anos, reunindo dados de saúde e pesquisas de mais de 700 pessoas ao redor do mundo, incluindo suas relações com o trabalho.

LEIA MAIS:

A conclusão é que, ao contrário do que a maioria pensa, o dinheiro não é o fator mais importante para uma vida feliz e satisfatória. Na verdade, conexões reais e positivas são mais benéficas para a saúde e longevidade do que o sucesso profissional, exercício ou dieta.

Conforme o estudo, os trabalhos que geram mais infelicidade são aqueles que causam solidão. Profissões solitárias, como motorista de caminhão ou segurança noturno, ou trabalhos em indústrias podem ser estressantes e frios, gerando insatisfação e infelicidade.

Isso ocorre porque a falta de interação social pode afetar negativamente o bem-estar emocional e mental das pessoas. A necessidade humana de conexão e relacionamentos é uma parte fundamental da saúde e do bem-estar.

É importante destacar que a questão não está na profissão em si, mas na forma como ela é desempenhada, pois a falta de um parceiro ou colega de trabalho pode levar a sentimentos de solidão. Até mesmo profissões com interações sociais podem gerar infelicidade se os relacionamentos não forem saudáveis e positivos.

Cabe, ainda, ressaltar que a percepção de felicidade ou infelicidade no trabalho é subjetiva e pode variar de pessoa para pessoa.

Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também