Novo golpe na praça! Veja como evitar o golpe dos valores a receber

Bandidos têm aproveitado a consulta do SVR para furtar os dados e o dinheiro das vítimas! Entenda como funciona.

O Governo Federal juntamente com o Banco Central (BC) lançou recentemente o Sistema de Valores a Receber (SVR), liberando valores para mais de 10 milhões de contribuintes que possuíam um saldo positivo para saque. Entretanto, esse sistema tem atraído golpistas, que através de links falsos conseguem roubar os dados de diversas pessoas, realizando extorsões. Os criminosos afirmam que irão facilitar o acesso das pessoas e informam valores irreais que convencem a vítima. Veja como evitar cair nesse novo golpe.

Como funciona o novo golpe?

Em sua maioria o golpe está ocorrendo pelo WhatsApp. Os golpistas atraem usuários para sites falsos através de alguns links, que normalmente são acompanhados de mensagens chamativas como “Consulte agora o seu valor a receber!” ou “Saque instantaneamente seus valores através do PIX!”.

Assim, esses sites não oficiais não são seguros, e ao acessá-los seu aparelho ou computador é infectado com um tipo de vírus que pretende roubar seus dados. Além disso, muitas pessoas acabam voluntariamente fornecendo seus dados, pois acham que se trata de um site oficial do governo.

Evite clicar em sites estranhos

Primeiramente, esteja muito atento ao site em que está acessando. O único site oficial para verificar se há algum valor a receber é o do próprio Banco Central! Portanto, qualquer outro link, site, plataforma ou aplicativo não deve ser utilizado para a consulta desses valores.

O Banco Central não realiza ligações

A maioria das instituições financeiras já está cansada de informar que não realizam ligações para o celular dos seus clientes. O mesmo ocorre no caso do Banco Central, que não realiza ligações para nenhum cidadão.

Não pague por nenhuma vantagem

A consulta do SVR é gratuita e além disso, é feita em poucos minutos. Caso haja algum valor a receber, o próprio Banco Central irá definir o momento e a forma de sacá-lo. Portanto, não tente contratar ou pagar alguma pessoa para facilitar esse valor, tudo isso não passa de um golpe!

Proteja seu WhatsApp

Ative a verificação de duas etapas para garantir que seu WhatsApp não seja clonado e para que assim, evite que os golpistas aproveitem para roubar os seus contatos.

Basta clicar aqui para ler outras matérias como este!

Você pode gostar também