Não é tudo igual! Qual a diferença entre cozinhas tailandesa, coreana e taiwanesa?
A culinária asiática, sem dúvidas, é uma das mais fascinantes do mundo, principalmente pela fusão de ingredientes e sabores, resultado de culturas milenares. O problema é que, por desconhecimento, muitas pessoas acabam “juntando” todas elas como se fossem uma só, não percebendo, por exemplo, as diferenças importantes entre as cozinhas tailandesa, coreana e taiwanesa.
Embora essas três cozinhas compartilhem ingredientes-base, como o arroz, cada uma tem suas particularidades, incluindo formas de preparo, combinações e até modos de servir.
Com isso, as diferenças entre as cozinhas tailandesa, coreana e taiwanesa se mostram na textura, bases aromáticas e ingredientes próprios, refletindo inegavelmente as origens, tradições e culturas daqueles povos.
Culinária tailandesa: muita personalidade
Quando se fala nas diferenças entre as cozinhas tailandesa, coreana e taiwanesa, é imprescindível mencionar a personalidade da culinária tailandesa, que carrega heranças muçulmanas, chinesas, malaias e indianas.
Os pratos são cheios de sabor e aroma, tendo entre seus principais ingredientes:
- coco
- pimenta Prik Kii Nuu
- capim-santo
- molho de peixe
Ah, e vale lembrar que a Tailândia é um dos principais destinos quando se fala em comida de rua, com pratos famosos como pad thai, khao pad (arroz frito) e tom yum, um tipo de sopa.
A textura da cozinha taiwanesa
Por outro lado, os pratos da culinária taiwanesa prezam pela textura, apresentando-se mais resistentes, macios e elásticos, ou seja, quase pegajosos.
É importante ressaltar que os pratos típicos da culinária do país representam povos aborígenes e trazem consigo influências japonesas e chinesas.
Um dos exemplos típicos é o bao, um pãozinho preparado no vapor e recheado com pepino e barriga de porco. Além disso, o prato nacional de Taiwan, o beef noodle soup, dumplings, arroz com carne e hot pot.
E não se esqueça de que Taiwan, assim como a Tailândia, também é famoso pela comida de rua. No entanto, ainda assim, as particularidades das cozinhas tailandesa, coreana e taiwanesa são únicas, como veremos adiante.
Cores e sabores da cozinha coreana
Por fim, temos a presença dos cinco sabores na culinária coreana: salgado, ácido, doce, amargo e umami. A ideia é assegurar a presença de todos eles à mesa.
Por isso, o preparo envolve ingredientes característicos, como:
- gergelim
- alho
- folha de shiso
- pimenta Gochugaru
- soja
Como resultado, surgem pratos que são uma verdadeira explosão de cores, sabores e aromas, como o kimchi, feito com acelga, pasta de pimenta e vários temperos, e o bibimbap, um arroz misturado com diversos ingredientes, como legumes e carnes variadas.
E aí, ainda vai confundir os pratos das cozinhas tailandesa, coreana e taiwanesa, dizendo que “é tudo igual”? Aliás, já teve o privilégio de experimentar algum deles? Conte como foi sua experiência!
Se ainda não provou, que tal fazer isso viajando para um dos países onde a moeda é mais barata que o real, incluindo a Tailândia?