Os 15 melhores destinos internacionais para viajar com crianças
Entre destinos de praia, capitais e cidades históricas, as sugestões envolvem atividades variadas que atraem crianças de todas as idades.
Viajar com crianças é sempre um desafio, pois nem sempre as cidades favoritas dos adultos as agradam. Certo ou errado? Mito dos grandes. Capitais financeiras e históricas têm quebrado o tabu de viagens exclusivas para negócios ou adultos ao oferecer atrações que encantam a todas as idades. No exterior, é possível encontrar extensas atividades nos 15 melhores destinos internacionais para viajar com crianças.
É fato que uma viagem com crianças exige planejamento, ainda mais se envolver longas distâncias e horas de voo. Por isso, é importante guiar-se por destinos que ofereçam momentos de diversão intercalados com atividades mais tranquilas, afinal, os pequenos são mais suscetíveis ao cansaço. Mas, todo o esforço é compensado pela oportunidade de conhecer novas culturas, o que já os deixa encantados.
A seguir, apresentamos uma lista com os 15 melhores destinos internacionais para viajar com crianças que pode te ajudar a organizar sua próxima viagem.
Orlando (Flórida) – EUA
Impossível começar essa lista com outra cidade. Orlando é a capital mundial da diversão com seus inúmeros parques de diversões sendo, é claro, Walt Disney World o mais famoso deles. Só ali, são seis parques temáticos, além de dois aquáticos que competem com Sea World, Universal Studios, Discovery Cove, Legoland e Busch Gardens (este, em Tampa). Além disso, a família inteira se diverte nos restaurantes, outlets e espaços interativos e variados.
Quer um exemplo? O Kennedy Space, espaço construído pela NASA onde dá para ver os lançamentos de foguetes, bem como museu espacial e loja para souvenires.
Los Angeles (Califórnia) – EUA
A capital mundial do cinema tem tanto a oferecer a crianças e adolescentes que os pais podem ficar perdidos. No quesito parques temáticos, dá para passar dias inteiros na primeira Disneyland (em Anaheim), ou no Universal Studios. Santa Mônica (o píer é recheado de lojas, restaurantes e parque de diversões sobre a água) e Venice Beach com suas praias badaladas encantam pela representação autêntica do sonho americano. E, para os jovens amantes da sétima arte, um passeio pela Calçada da Fama.
Nova York – EUA
A cidade que nunca dorme tem tantas atrações que é impossível sair de lá conhecendo todas. As crianças sonham com passeios de charrete pelo Central Park, onde ainda dá para fazer piqueniques, conhecer o zoológico (aquele de Madagascar) e andar de carrossel. Se a viagem for no inverno, que tal se arriscar nas pistas de patinação no gelo e ver a neve caindo?
Os arranha-céus vão deixar os pequenos de boca aberta e, do topo de um deles, o Empire State Building, se tem uma vista incrível da Big Apple. Incutir cultura e história nunca é demais, por isso, inclua uma visita ao Museu de História Natural no roteiro. Afinal, quem não quer ver de perto o imenso tiranossauro e os demais personagens da trilogia Uma Noite no Museu?
Buenos Aires (Argentina)
Buenos Aires é ideal para famílias com pouco tempo e investimento. Aqui pertinho, a capital portenha tem atrações perfeitas para crianças, como parques, o Museu de Los Niños, o Zoológico de Lujan, além da patinação no gelo Polar City. Um passeio pelo Estádio La Bombonera, do Boca Juniors, é obrigatório, bem como visitar o Caminito.
Cancun (México)
Também no México, o balneário de Cancun é conhecido pelas festas intermináveis. Mas, famílias se divertem aos montes em suas praias paradisíacas e passado rico em história. Localizada na Riviera Maya, Cancun tem resorts com mega infraestrutura para crianças, sempre acompanhadas por monitores. Para conhecer a herança maia, o ideal é seguir para Chichen Itzá, sítio arqueológico que concentrava grande parte da população. Vale a pena, ainda, visitar a Ilha Cozumel e mergulhar com golfinhos.
Bariloche (Argentina)
Chocolate, pistas de ski e piscinas de águas termais. Quer coisa melhor? Bariloche, a porta de entrada para a Patagônia Argentina está entre os destinos de neve mais procurados por famílias na América do Sul. Entre meados de junho e primeira quinzena de agosto, período considerado de alta temporada, brasileiros invadem os resorts de neve em busca de aventura e comidas típicas.
As crianças logo vão se render às pistas de nível fácil monitoradas por profissionais que as ensinam a dar os primeiros passos no ski. Também vão adorar atrações, como Cerro Campanário, Cerro Catedral e as charmosas lojinhas de chocolate e artesanato.
Vancouver (Canadá)
A cidade é famosa pela qualidade de vida e está sempre na lista de locais melhor habitáveis no mundo. O título tem motivos mais que justificáveis. Além dos lagos e praias, Vancouver presenteia turistas e moradores com o Stanley Park, enorme parque urbano. Ainda, famílias aventureiras podem encarar trilhas para caminhadas e ciclismo. E, por fim, a pouco mais de 100km dali, estão as Montanhas Rochosas, famoso cartão postal canadense.
Copenhagen (Dinamarca)
Copenhagen, a capital dinamarquesa, exala ares medievais e cuida bem de seu centro histórico. A orla da cidade é das mais animadas e respeita a segurança dos pedestres ao reservar faixas exclusivas para eles. As crianças vão se encantar com passeios pelos Jardins Bakken e Tivoli, o Palácio de Amalienborg, onde vive a família real, além dos museus especialmente projetados para elas.
Barcelona (Espanha)
Um dos principais destinos turísticos europeus, Barcelona atrai gente do mundo todo atrás da cultura, monumentos incríveis (como a Catedral Gótica), praias e roteiros gastronômicos. Para os pequenos, o L’Aquarium, com 35 aquários que abrigam 11.000 animais de 450 espécies. No Parque de Montjuïc, parque olímpico, lindas vistas das cidade e teleférico que leva até a colina. Meninas e meninos que amam futebol vão adorar, também, o Camp Nou, templo do Barcelona Futebol Clube.
Istambul (Turquia)
Muitas cores, história e uma cultura riquíssima. Não tem como as crianças se deixarem de se encantar pelas mesquitas, museus, bazares, palácios, tapetes multicoloridos e mercados movimentadíssimos. Em meio a tanta informação, os pais podem dar energia aos pequenos com deliciosas tortas de maçã, antes de maravilhá-las com um cruzeiro pelo Bósforo.
Singapura
Que tal fugir do lugar comum e apresentar o belo continente asiático aos seus filhos? Singapura é uma cidade-estado que coloca entre os cinco países mais ricos do mundo. Segura, limpa e acessível, Singapura tem pontos turísticos como os Jardins da Baía, o Marina Bay Sands com sua piscina de borda infinita e a Ilha de Sentosa. Lá, os pequenos se deparam com parque de borboletas, praias, lagoa de golfinhos e um mundo subaquático de fazer a Pequena Sereia se mudar para lá rapidinho.
Sydney (Austrália)
A capital australiana foi o ponto final da saga de Procurando Nemo e é onde seus peixinhos vão se divertir muito. Praias, piscinas e inúmeras balsas podem não ser suficientes, então, para conhecer bem Sydney, leve os pequenos para passeios no Sydney Aquarium, Taronga Zoo e Koala Park Sanctuary.
Londres (Inglaterra)
Sim, há muito o que fazer com crianças na sóbria capital inglesa e a diversão já começa nas atrações infantis do Aeroporto de Heathrow. No verão, deixá-las muito à vontade nas fontes de Somerset House. Também por lá, no inverno há pista de patinação no gelo outdoor. Isso sem falar no Museu Madame Tussauds, o belíssimo Hyde Park, Museu de História Natural e a cerimônia de troca da guarda no Palácio de Buckingham. Quer mais?
- Museum for Children
- Museum Eureka!
- National Space Centre
- Torre de Londres
Roma (Itália)
Engana-se quem pensa que capitais milenares e cheias de história são cansativas para os mais jovens. Roma é a cidade que produz alguns dos melhores gelatos da Itália e, por aí, começa a ganhar as crianças. Não tem quem não fique boquiaberto diante da grande de monumentos como o Coliseu e o Castelo de Sant’Angelo. Ou, ainda, não fique levemente perturbado com as Catacumbas da Via Appia Antica. E, por fim, como não se render à beleza natural dos jardins da Villa Borghese?
Lisboa (Portugal)
Lisboa é linda, histórica e charmosa, predicados perfeitos para uma viagem com crianças. O Oceanário de Lisboa é o segundo maior da Europa e abriga mais de 15 mil seres aquáticos. A diversão para chegar ao Castelo de São Jorge e a pela caminhada por Alfama começa pelo passeio de bondinho. O Museu de Marinha conta todo o passado naval português.
E, a poucos quilômetros de Lisboa, está Sintra e seu ar de cidade dos contos de fada. Mais atrações? Vamos lá:
- Palácio da Pena com suas cores intensas
- Palácio de Queluz, onde nasceu e morreu Dom Pedro I, além do show de cavalos