Os melhores estados para se viver no Brasil: Veja o TOP 10!

O IDHM tem o objetivo de considerar o desenvolvimento por outros aspectos. Veja mais detalhes a seguir.

Sabemos que nem todas as cidades têm o mesmo status econômico que outras, principalmente quando consideramos certos fatores, como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Portanto, o objetivo desse índice é fornecer outro aspecto comparativo ao Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que só considera a dimensão econômica do desenvolvimento.

O que é IDHM?

O IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) é uma medida composta por indicadores em três dimensões do desenvolvimento humano: saúde/longevidade, educação e renda. Esse índice varia de 0 a 1, e quanto mais próximo de 1, maior o grau de desenvolvimento humano.

Outro ponto a se considerar é que o IDHM brasileiro segue as mesmas três dimensões do IDH global, mas vai um pouco além e adapta a abordagem global à realidade brasileira e à disponibilidade de indicadores nacionais. Nesse sentido, apesar de medirem o mesmo fenômeno, os indicadores considerados no IDHM são mais adequados para avaliar o desenvolvimento das cidades brasileiras.

LEIA MAIS: Relatório mostra as cidades mais felizes do mundo em 2022 – e uma é brasileira!

Os três indicadores do IDH

Desde o início do Relatório de Desenvolvimento Humano, há 20 anos, novos métodos têm sido usados ​​para calcular o IDH. Assim, as métricas que compõem os três pilares do IDH atual são as seguintes:

  1. A longevidade e a vida saudável (saúde) são medidas pela expectativa de vida;
  2. A medida de aquisição de conhecimento (educação) é vista da seguinte forma:
    • Média de anos de educação adulta, que é o número médio de anos de educação que uma pessoa com 25 anos ou mais recebe ao longo da vida; e
    • Anos de escolaridade esperados para crianças em idade escolar, ou seja, o número total de anos de escolaridade que uma criança em idade escolar pode esperar receber se o padrão geral de taxas de matrícula em uma determinada idade permanecer o mesmo ao longo da vida da criança;
  3. O padrão de vida (renda) é medido pela Renda Nacional Bruta (RNB) per capita, expressa em paridade de poder de compra constante (PPC), em dólares norte-americanos, tendo 2005 como ano de referência.

LEIA TAMBÉM: Qual a coisa mais cara que os humanos já fizeram? Descubra o valor!

O ranking dos 10 maiores IDHMs do Brasil

MELHORES ESTADOS PARA SE VIVER
Posição Estado IDHM
Distrito Federal 0.850
São Paulo 0.826
Santa Catarina 0.808
Rio de Janeiro 0.796
Paraná 0.792
Rio Grande do Sul 0.787
Minas Gerais 0.787
Mato Grosso 0.774
Espírito Santo 0.772
10º Goiás 0.769

Gostou desse conteúdo? Então, não deixe de visitar nosso site Rotas de Viagem para conferir uma grande variedade de assuntos que você vai adorar!

Você pode gostar também