Maior chuva de meteoros do ano acontece nesta semana

O pico da chuva de meteoros poderá ser acompanhado de diversas partes do mundo e pelos canais oficiais da Nasa

- Tempo de leitura: 2 minutos -

Entre os dias 11 e 13 de agosto acontecerá o pico da chuva de meteoros Perseidas no ano de 2021. Segundo a Nasa, o fenômeno poderá ser visto em todo o hemisfério norte e produzirá de 50 a 75 meteoros por hora. Algumas partes do hemisfério sul também poderão presenciar a chuva, porém as pessoas dessas localidades conseguirão ver menos meteoros se comparado às pessoas do norte do planeta.

Provavelmente será uma das melhores oportunidades para se observar fenômenos espaciais por um tempo! Se você é um apaixonado pela astronomia, saiba detalhes do acontecimento e não perca a oportunidade de visualizar a Perseidas.

O que é a Perseidas?

A Perseidas é composta por fragmentos do cometa Swift-Tuttle, que orbita entre o sol e além da orbita de Plutão uma vez a cada 133 anos. Todos os anos o planeta Terra passa próximo da trajetória do cometa e então conseguimos visualizar os destroços deixados para trás pelo cometa, que são visíveis na forma de meteoros no céu.

Chuva de Meteoros Perseidas em 2016
Chuva de Meteoros Perseidas em 2016, visto da Lituânia (Arnas Goldberg, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons)

O fenômeno então é visível todos os anos, porém a expectativa é que o pico que será observado nos dias 11 a 13 deste mês será mais pronunciado que aqueles que ocorrerão em 2022 e 2023, pois o ano de 2021 reúne maior atividade dos meteoros e melhores condições de iluminação proporcionada pela presença da lua (quanto menor a iluminação, melhor).

O gráfico abaixo mostra a atividade esperada da chuva de meteoros nos próximos dias, sem considerar a influência do sol, lua e nuvens na visibilidade.

 

Níveis de atividade da Perseidas de julho a agosto de 2021, relativo ao pico entre os dias 11 e 12 de agosto. (Créditos: NASA/MEO/BIll Cooke)
Níveis de atividade da Perseidas de julho a agosto de 2021, relativo ao pico entre os dias 11 e 12 de agosto. (Créditos: NASA/MEO/BIll Cooke)

Onde ver a chuva de meteoros no Brasil?

A chuva de meteoros Perseidas poderá ser visto apenas nas localidades acima dos 30 graus de latitude no hemisfério sul, mesmo que com visibilidade bem menor que a que se terá do hemisfério norte. Felizmente isso significa que o fenômeno será visível quase na totalidade do território brasileiro, exceto em boa parte do Rio Grande do Sul.

Vale destacar que para conseguir ver com mais detalhes a Perseidas, você deve procurar um lugar longe da poluição luminosa das cidades, com o mínimo de luz ao seu redor (e isso inclui a luz do seu celular também!). Assim você poderá usufruir ao máximo da experiência, vendo uma quantidade de meteoros superior à que poderá ser vista a partir das cidades.

Para as pessoas que não puderem assistir pessoalmente a chuva de meteoros ou que quiserem ver com mais detalhes, a Nasa fará a transmissão em seus canais oficiais no Twitter, Facebook e Youtube. ano

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->